Home - Curitiba >> Turismo >> Museus >> Museu Oscar Niemeyer - MON

http://www.guiadetudo.com.br

www.guiadetudo.com.br

Turismo - Museus

Museu Oscar Niemeyer - MON

Imprimir Imprimir Compartilhe: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Orkut Compartilhe no Facebook Adicione ao seu Delicious Compartilhe no LinkedIn

Onde fica

Endereço: Rua Marechal Hermes , 999

Bairro: Centro Cívico - Cep: 80530230

Cidade: Curitiba-PR

Clique aqui e veja detalhes de COMO CHEGAR.

Telefone: (41) 3350-4400

Telefone: (41) 3350-4412 - agendamento

Telefone: (41) 3350-4450 - programação

Telefone: (41) 3350-4489 - achados e perdidos

E-mail: agendamento@mon.org.br ; projetosculturais@mon.org.br ; eventos@mon.org.br ; achadoseperdidos@mon.org.br; imprensa@mon.org.br; acervo@mon.org.br; cdp@mon.org.br

Site: http://www.pr.gov.br/mon/

Horário de funcionamento:
Funciona de terça a domingo, das 10:00 às 18:00.

O museu é organizado em um complexo de edifícios criados pelo arquiteto centenário Oscar Niemeyer, mestre da arquitetura moderna brasileira. São dois módulos dispostos em terreno situado ao lado do Bosque do Papa. O primeiro deles, feito com base em linhas retas, foi criado em 1967 e era destinado ao Instituto de Educação, mas foi ocupado, inicialmente, pela administração estadual e batizado de Edifício Presidente Humberto Castello Branco.

Em 2001, foi proposta a implantação de um museu e desenvolvido o anexo, conhecido pelos curitibanos como "Olho". Apesar de terem sido projetados em épocas distintas, o arquiteto fez uma bela união entre o moderno e o contemporâneo, através de rampas em curvas sinuosas, espelho d'agua e um túnel subterrâneo que liga os edificios. Ao todo, o museu compreende 144 mil m², dos quais são 17.744,64 m² de área expositiva. O prédio principal é dividido em três pavimentos, sendo que o térreo possui a entrada, a bilheteria, loja com produtos personalizados do museu, café e espaço previsto para restaurante, mas que ainda não é ocupado com essa função; o primeiro piso contém 9 salas expositivas, totalizando 16.644 m², onde fica a maioria das exposições. No subsolo são encontrados o Espaço Niemeyer, Espaço da Ação Educativa, a Exposição Permanente, uma sala de estar, um auditório com capacidade para 372 pessoas, além do mini-auditório Oscar Niemeyer, onde são projetados vídeos, normalmente sobre o arquiteto. Ainda, está sendo criado o Laboratório de Conservação e Restauro nesse pavimento. O "Olho" é uma estrutura composta por uma base cúbica que eleva grande casca com extremidades convexas, vedada por vídro escuro. Nele, há o salão principal com 1.600 m² de espaço para exposições, abaixo deste, na parte côncava, há um local de apoio e infraestrutura para bar e coquetéis, porém, não utilizado com esse fim, por causa das obras de arte. A base amarela consiste em torre de acesso ao salão principal, que possui três pavimentos e três salas destinadas à exibição de fotografias. O resultado dessa composição é uma vista harmônica, a qual se tornou cartão postal da cidade. As curvas típicas do arquiteto em estilo mais arrojado têm perfeita sinergia com o edifício leve e sucinto que o originou. Este, marcado pela leveza do pilotis, pátio aberto, que eleva o edifício e deixa transparecer o verde do bosque posterior.

Acesso para portadores de necessidades especiais: Apesar do complexo como um todo não ser dimencionado para as necessidades de cadeirantes, os mesmos conseguem circular pela maioria dos percursos. O acesso ao Olho, pode ser feito por elevadores e por plataforma elevatória até o salão mais alto.

Sanitários: Há, no subsolo e no primeito andar, sanitários feminino, masculino e PNE.

Restrições:  É proibido fumar, mesmo no pátio; fotografar com flash; tocar nas obras; consumir alimentos e filmar no interior do museu.

Atrativos:

  • Exposição Permanente - Espaço no subsolo do prédio principal, onde são expostas as obras pertencentes ao museu. Já podem ser  encontradas nesse local obras dos seguintes artistas:  Amélia Toledo, Ângelo Venosa, Bruno Giorgi, Emanoel Araújo, Erbo Stenzel, Marcos Coelho Benjamin, Sérvulo Esmeraldo e Tomie Ohtake;
  • Espaço Niemeyer - Local onde ficam e exposição permanente projeto, fotos e maquetes das obras do arquiteto;
  • Torre da Fotografia - Três salas destinadas à exposição de fotografias, na base do "Olho";
  • Entrada livre - Nos primeiros domingos de cada mês;
  • Cartão de entrada personalizado - O visitante recebe um cartão com fotos artísticas para entrar, e fica com ele para colecionar diferentes gravuras;
  • Pátio das Esculturas: pátio com exposição de esculturas, ao ar livre;
  • Ação Educativa: Homenagem a artista paranaense que esteja atuando, por meio de oficina com crianças.

Fotos Museu Oscar Niemeyer - MON

  • Espelho d'água e bailarina.
    Vista do olho
  • Vista do museu
    Hall externo
  • Vista do espelho d'água
    Grande hall sobre o espaço Niemeyer
  • Esculturas
    Rampa interna
  • Ação educativa
    Ação educativa
  • Espaço Niemeyer
    Espaço Niemeyer
  • Espaço Niemeyer
    Rampa de acesso ao olho
  • Ambiente junto a parede de um dos corredores de exposições.
    Maquete
  • Túnel de acesso ao olho
Anterior
17 Imagens. Clique nelas para ampliar.
Próxima

Informações Gerais

Preço / Valor: R$ 4,00 e R$ 2,00 para estudantes identificados. Crianças de até 12 anos e idosos com mais de 60 anos são isentos do valor do ingresso. A entrada é franca para grupos estudantis de escolas públicas com visita pré-agendada.

Reservas: Contactar pelo email: agendamento@mon.org.br, ou pelos telefones (41) 3350-4412 e (41) 3350-4469.

Estacionamento: 2 estacionamentos com 316, no total. Sendo o acessado pela Rua Manoel Eufrasio com 126 vagas e o da Rua Marechal Hermes com 190 vagas.

Recursos

- Sanitários Fem., Masc. e PNE

- Auditório

Como chegar

Rua Paralela 1: Rua Mateus Leme

Rua Paralela 2: Rua Alberto Folloni

Rua Transversal 1: Rua Deputado Mário de Barros

Rua Transversal 2: Rua manoel Eufrásio

Obs: Ruas paralelas e transversais são em relação a rua principal do local.

Como chegar de Ônibus:

  • Abranches
  • Mateus Leme
  • Vila Suiça
  • Taboão - Água Verde
  • Jardim Chaparral

Locais Próximos:

  • Bosque do Papa; 
  • Mercadorama- Centro Cívico ( R. Mateus Leme); 
  • Secretaria de Estado da Educação;  
  • Paranacidade;    
  • Praça Rio Iguacú;
  • Edifícios Cívicos do Paraná.
  • Acesso pelas ruas: Rua Ambano Reis; Rua Marechal Hermes; Rua Nilo Peçanha; Rua Mateus Leme; Avenida Cândido de Abreu; Rua Alberto Bolliger; Rua Desembargador Hugo Simas; Rua Dr. Roberto Barroso.

Mapa para Localização - Museu Oscar Niemeyer - MON

Trace a rota da sua casa, ou outro local desejado, para Museu Oscar Niemeyer - MON. Digite seu Endereço no formulário abaixo e clique em "Traçar Rota".

Rua: - Número: - Bairro: - CEP: -

A informação acima foi útil para você?
Obrigado

E-mail (Opcional):

Obrigado pela colaboração.
Fácil de Compreender?
Obrigado

E-mail (Opcional):

Obrigado pela colaboração.
Encontrou todas informações que procurava?
Obrigado

E-mail (Opcional):

Obrigado pela colaboração.
Deixe sua sugestão.
Obrigado

E-mail (Opcional):

Obrigado pela colaboração.

Tags: Artes, Café, Escultura, Espelho d'água, Evento Cultural, Loja de Artesanatos, Museu, Torre, Túnel , Museu do Olho, MON,Espaço Niemeyer,Torre da Fotografia, Amélia Toledo, Ângelo Venosa, Bruno Giorgi, Emanoel Araújo, Erbo Stenzel, Marcos Coelho Benjamin, Sérvulo Esmeraldo e Tomie Ohtake.

Dados atualizados em: 18 de Janeiro de 2011

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.
A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.