Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
Curitiba-PR - Guia de Tudo>>Turismo>>Parques>>Parque das Pedreiras
UF: Municipio:

Parque das Pedreiras

Turismo - Parques

Onde fica

Onde fica

Localização

Endereço: Rua João Gava

Bairro: Pilarzinho

Cidade: Curitiba

Estado: PR

Veja detalhes de COMO CHEGAR.

Contato

Contato

Telefone

E-mail(s)

parquesepracas@smma.curitiba.pr.gov.br

Horário de Funcionamento

Horário de Funcionamento

Funciona de terça a domingo das 08:00h às 22:00h.

Funciona de terça a domingo das 08:00h às 22:00h.

Rua paralela: Rua Nilo Peçanha

Rua paralela: Rua Antônio Mariano de Lima

Rua Transversal: Rua Eugênio Flor

Rua Transversal: Rua Antônio Kraininski

Locais Próximos:
  • Parque Tanguá;
  • Parque São Lourenço;
  • Lojas de lembraças de Curitiba, com artesanatos e camisetas;
  • Café, ao lado;
  • Loja de vinhos, ao lado e em frente;
  • barraquinhas de sorvete e água de coco;
  • Acesso pelas Ruas: Rua Mateus Leme; Rua Nilo Peçanha, entrando na Rua Antônio Krrainiski; Rua Amauri Lange Silveiro; Rua Roberto Gava.

Como chegar de ônibus

Como chegar de ônibus
  • Linha Turismo
  • Mateus Leme
  • Nilo Peçanha
  • Interbairros II (Horário e Anti-horário)

Informações gerais

Informações gerais

Estacionamento

capacidade para cerca de 20 carros, sendo 3 vagas para portadores de necessidades especiais (PNE).

Atrativos

Atrativos
  • Pedreira Paulo leminski - antiga Pedreira com cascatas, onde ocorriam grandes apresentações;
  • Ópera de Arame - motivo de cartão postal de Curitiba, o teatro projetado pelo arquiteto Domingos Bongestabs possui estrutura tubular e teto transparente, dentro da qual ocorrem apresentações teatrais e musicais de variados estilos. Possui 1.604 lugares, sendo 1.406 vagas comuns, 10 para cadeirantes, outras 12 para PNEs e camarote com 168 lugares comuns e 8 para PNEs;
  • Lago de 7.500 m²;
  • Ópera Café (tel: 3354-2557);
  • Cascata com 10m de altura - cai no lago ao lado do teatro, com água proveniente da Pedreira;
  • Espaço Cultural Paulo Leminski - centro que abriga informações sobre o escritor curitibano Paulo Leminski.
Fotos Fotos

Fotos Parque das Pedreiras (Clique na foto para ampliar)

Sobre Parque das Pedreiras

Sobre Parque das Pedreiras
A antiga Pedreira Municipal de Curitiba consiste, hoje,  em enorme espaço cultural em meio a mata de Araucárias lagos e cascatas de 103,5 mil m². Foi criado em 26/03/1993, durante governo do prefeito Rafael Greca, na vigilia dos 300 anos da cidade, com o intuito de celebrar a vida em plenitude. Com um palco de 480m² destinado a espetáculos ao ar livre, tem capacidade para 26 mil espectadores. No parque há, desde 1992, a Ópera de Arame, teatro onde podem ser concentradas  1.604 pessoas e o Espaço Cultural Paulo Leminski, onde o escritor curitibano do século vinte tem suas obras expostas, e pode-se conhecer algumas fotos e histórias de sua vida. A Pedreira Paulo Leminski foi inaugurada em 1990, hoje, prém, seu grande palco encontra-se inutilizado devido à ação dos moradores da região, apoiados pelo Ministério Público do Brasil, por conta do barulho exacerbado que há em dias de apresentações.Entre as várias visitas importantes à Ópera de Arame, destacam-se: Músico Paul McCartney, nos anos 60; Músico Tom Jobin, em 1992; Presidente Mário Soares, primeiro mandatário de Portugal, na ocasião da comemoração dos 300 anos de Curitiba; Cantor Roberto Carlos, em 19993; Tenor espanhol José Carreiras, em 1993; Orquestra Sinfônioca Brasileira, em 1993; Pianista Arthur Moreira Lima e a primeira bailarina Ana Botafogo, na Vigília do III centenário da cidade de Curitiba, em 1993, Pianista Arnaldo Cohen, em 19993; Cantor Chico Buarque de Holanda, em 1994; Escritor cronista peruano Mário Vargas Llosa, em 1994; Flautista francês Jean Pierre Rampal, adepto da música contemporãnea, em 1994; Waldemar Niclewicz, primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest, em 1995; celebração do dia mundial do habitat, com a presença de Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da republica, Jaime Lerner, então governador do Estado entre outros, em 1995; Conferência COP8 da ONU, em 2006. Restrições: na Ópera de Arame, é proibido pisar nos gramados.Accesso para portadores de necessidades especiais: Pleno. Desde a entrada até o café, no andar de baixo. Há passeio marcado por piso tátil, que sai do estacionamento e chega até a entrada do teatro e segue também em direção ao local de apresentação das pedreiras, chegando a 3 lugares reservados a portadores de necessidades especiais junto ao palco.Sanitários: Ambos os complexos possuem sanitários feminino, masculino e PNE. Sendo o da pedreira aberto somente em dias de evento.Fauna: Peixes, Cágados.

Mapa para localização - Parque das Pedreiras

Como chegar

Palavras chave: Pedreira Paulo Leminski, Espaço Cultural Paulo Leminski, Ópera de Arame, Ópera Café, Show ao ar livre.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.