Quarta, 12 de Maio de 2010
A Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), ligada ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), fará reunião pública na próxima quinta-feira (13) para apresentar à população em geral as obras do programa Pró-Cidades, que serão feitas pela Prefeitura com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A reunião pública será às 19h, no Colégio Madalena Sofia (rua Santa Madalena Sofia Barat, 809 - Bairro Alto). A primeira obra do programa a ser apresentada à população é a da trincheira da rua Gustavo Rattman, que fará a ligação entre o Bacacheri e o Bairro Alto. As obras devem começar no dia 20 de maio.
"É importante que todos que utilizam o trecho que passará por obras - e não apenas os moradores e comerciantes - participem para conhecer como deverão ser feitos os desvios. Algumas sugestões ainda poderão ser acatadas, conforme as solicitações da população", afirma o coordenador da Utag, Edson Seidel.
"O ideal é que o motorista que puder, utilize outros caminhos e evite passar pelos pontos que estiverem em obras, durante os trabalhos e sempre que isso for possível. Obras como estas trazem transtornos a algumas pessoas, mas os benefícios das obras serão muito grandes e melhorarão a cidade como um todo", diz Seidel.
A segunda reunião pública acontecerá no dia 14, sexta-feira, também às 19h. Desta vez o assunto será o binário formado pelas ruas Chile e Guabirotuba, que exigirá desvios na avenida Comendador Franco. O debate será na Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão (Comendador Franco, 871).
As obras terão início no dia 25 de maio, data em que acontecerá a terceira reunião, a respeito das obras da Fredolin Wolf. A conversa será no dia 25, às 19h, na Paróquia São Marcos, que fica na rua Roberto Gava, 310, no Pilarzinho. As obras começam no dia 1o de junho.
O programa BID Pró-Cidades é composto por três componentes - Transporte e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social e Habitação. O conjunto de obras que começa agora tem cinco anos para ser concluído. Mas cada uma das três primeiras obras - todas do componente Transporte e Mobilidade Urbana - têm prazos diferenciados. A que deve demorar mais tempo é a da Fredolin Wolf, que tem prazo de execução de 12 meses. As obras do Binário Chile - Guabirotuba terão duração de 10 meses e a construção da trincheira da Gustavo Rattman implicará em sete meses de obras.
O que será feito - A primeira obra do programa Pró-Cidades a começar fará a ligação entre a rua Gustavo Rattman, no Bacacheri, à José Zgoda no Bairro Alto e, quando a Linha Verde Norte estiver implantada, esta será uma das sete trincheiras previstas no projeto original da Linha Verde (trecho norte).
A segunda obra a começar será a do binário formado pelas ruas Chile e Guabirotuba, nos bairros Rebouças, Prado Velho e Jardim Botânico e haverá obras numa extensão total de 2.950m. A empresa que vencer a licitação fará as obras de drenagem, pavimentação, passeio, paisagismo, iluminação e sinalização, além de uma trincheira, necessária para a implantação do binário, que vai permitir a ligação da rua Pergentina Silva Soares (que será implantada) à rua Chile, sob a avenida Comendador Franco (a Avenida das Torres), uma ponte e uma galeria. Este trecho do binário se interligará ao binário existente formado pelas ruas Chile e Conselheiro Dantas.
O conjunto de obras na região da avenida Fredolin Wolf, que terá maior tempo de duração (12 meses), será também o trecho mais extenso entre as três obras. Serão 7,6km e, além da Fredolin Wolf, os trabalhos serão feitos nas ruas Saturnino Miranda, Domingos Antônio Moro e São Salvador. Este conjunto de ruas consolidará uma nova alternativa de acesso rápido entre Santa Felicidade, São João e Pilarzinho, melhorando também os acessos aos parques Tanguá e Tingui e a saída da Ópera de Arame, cartão-postal de Curitiba localizado no bairro Abranches.
A avenida será alargada e terá de sete até 11 metros, conforme o trecho, ganhando nova rede de drenagem, meio-fio, nova capa asfáltica, ciclovias compartilhadas em toda a extensão, rampas de acesso para idosos e pessoas com deficiência, paisagismo, sinalização e novos abrigos para pontos de ônibus. Vários cruzamentos terão uma faixa adicional para permitir que as conversões à esquerda aconteçam com segurança para motoristas e pedestres.
Alguns cruzamentos terão rotatórias que vão melhorar a circulação. Atendendo a uma solicitação apresentada por moradores em audiências públicas da Prefeitura, o projeto também prevê que a Fredolin Wolf tenha, do Parque Tanguá até a rua Grazielli Wolf, duas faixas de acesso para quem segue em direção a Santa Felicidade.
Próximas obras - As próximas obras a serem licitadas no programa Pró-Cidades são as das ruas Eduardo Pinto da Rocha, desde o Umbará, passando pelos bairros Ganchinho, Sitio cercado até o Alto Boqueirão, e a rua Desembargador Antônio de Paula, desde o Boqueirão até os limites entre o Xaxim e Alto Boqueirão. Também fazem parte do programa, as obras da Rua da Cidadania do Cajuru e dois Clubes da Gente. O financiamento do BID terá US$ 100 milhões de investimentos (metade financiada pelo banco e metade garantida pela Prefeitura).