Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 9 de Novembro de 2010

Batismo de capoeira na Regional Cajuru

Quarenta crianças e adolescentes dos grupos de capoeira da FAS na Regional Cajuru participaram, no último sábado (6), da cerimônia de batismo no ginásio da Escola Municipal Maria de Lourdes Lamas, no bairro Acrópoles. O batismo de capoeira, momento em que os alunos recebem sua primeira graduação, reuniu cerca de 80 pessoas, entre parentes e amigos dos capoeiristas.

"A dedicação e o sucesso desses adolescentes é um enorme orgulho para a FAS, pois são exemplos de superação e transformação", disse Leandro Meller, presidente da Fundação de Ação Social (FAS). "A adesão e permanência nos grupos de capoeira tem sido muito grande, possibilitando aos jovens a prática de atividades saudáveis e um crescimento pessoal, social e profissional".

O evento teve uma encenação realizada pelos participantes dos grupos do teatro folclórico "Puxada de Rede", que conta a história de um pescador que ao sair para o mar em plena noite para conseguir o sustento de sua família, acaba falecendo e recebe os rituais fúnebres de seus amigos.

A peça visa aprimorar as habilidades teatrais dos participantes, bem como mostrar um pouco das origens que cercam a capoeira,sempre com muita poesia e música. Na seqüência, foi realizada uma roda em que os capoeristas jogaram entre si e demonstraram toda sua técnica e talento.

"A capoeira ajuda a ter disciplina, aumenta a coordenação, noção de trabalho em grupo e trabalha o convívio social e a autoconfiança", disse o instrutor de capoeira do CRAS Iguaçu, Saulo Fábio Gomes. "Todos os participantes dos grupos percebem a importância do treino e da força de vontade para superar os obstáculos. E o resultado disso o crescimento pessoal e social de cada um deles, além dos ótimos resultados em campeonatos e torneios".

No mês passado, oito capoeiristas dos grupos da FAS na Regional Cajuru participaram do Campeonato Brasileiro de Capoeira, que aconteceu em Goiânia (GO), e conquistaram uma medalha de prata, uma de bronze e quatro 4º lugares. No total, a equipe paranaense contou com 44 atletas e terminou na quarta colocação.

"Agradecemos muito o apoio da FAS e dos instrutores, que nos ajudaram a participar do campeonato", disse a adolescente Marilyn Eliza Goltez de Ávila, de 15 anos, que conquistou o 4º lugar no campeonato brasileiro. "Foi um aprendizado único, pois o nível foi muito elevado e isso nos estimula para treinarmos ainda mais e conquistarmos melhores colocações ano que vem".

Bazar - Durante a manhã de sábado, Leandro Meller participou da abertura do Bazar de Artesanato do Clube de Mães Itamarati, na Regional Boqueirão. Os produtos foram confeccionados pelas pessoas cadastradas na entidade com materiais fornecidos pela FAS.

"Eventos como este bazar fortalecem o trabalho realizado pela entidade, bem como ajudam na integração da comunidade", disse Leandro Meller. "Trabalhando em parceria, conseguimos contribuir na promoção de ações que ajudem a estruturar e qualificar o trabalho realizado pelas entidades sociais".

Aproximadamente 30 pessoas visitaram o bazar, que acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro, na sede da entidade. A festa de abertura contou com um grande café da manhã e muita descontração entre os moradores locais.

O Clube de Mães Itamarati atua em parceria com o CRAS Vila São Pedro no atendimento e defesa dos direitos de 250 famílias na região. Oferece atividades artesanais para grupo de convivência da 3ª idade, palestras, distribuição de alimentos e doações para a comunidade, além de realizar ações socioeducativas com crianças da comunidade em período de contraturno social.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.