Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 22 de Novembro de 2010

Ação educativa no parque Barigui neste domingo

Ação faz parte da programação do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, no domingo (21) será lembrado em Curitiba com uma programação especial de celebração ao trânsito seguro. Ao longo do dia, quem passar pela rua Aluzio França, próximo ao Memorial às Vítimas de Trânsito,  no parque Barigui, será recepcionado por agentes e guardas de trânsito e, além de receber material informativo e orientações, poderá ver de perto uma parte do resultado da imprudência no trânsito, com a exposição do que sobrou de uma moto e de um carro envolvidos em acidentes.

A ação será desenvolvida por agentes da Unidade de Educação e Mobilização (UEM) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e do Detran-PR, das 9h30 às 17h. A exposição de dois veículos acidentados é uma forma de lembrar às pessoas a importância vital de respeitar as normas de trânsito e exercer a cidadania nas ruas.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trânsito – o terceiro domingo de novembro - foi criado em outubro de 2005 pela Assembléia Geral das Nações Unidas para mobilizar a população mundial contra uma violência previsível e assustadora. Por ano, segundo dados da ONU, o trânsito mata, no mundo, 1,3 milhão de pessoas, deixa 50 milhões de feridos e é a principal causa de morte de jovens entre 10 e 24 anos. (Veja números de acidentes em Curitiba).

“Este é um quadro que só pode ser revertido com mobilização social, com parceria entre cidadão e poder público, com exercício pleno de cidadania”, afirma Maura Moro, coordenadora da Unidade de Educação e Mobilização da Urbs, setor que desenvolve ao longo do ano uma série de ações voltadas à conscientização da comunidade. Entre elas, abordagens educativas nas ruas, palestras e debates em empresas e escolas, e apresentações de música e teatro que, no ano passado, chegaram diretamente a 60 mil pessoas.

No Brasil, o dia dedicado à memória das vítimas do trânsito é coordenado pela Organização Não Governamental Trânsito Amigo, com sede no Rio de Janeiro e que em 2009 adotou a estratégia de promover um evento itinerante - a cada ano em uma cidade.

Curitiba, pelos resultados que tem apresentado e em função de iniciativas voltadas ao trânsito seguro, foi a primeira cidade brasileira a sediar a mobilização, no ano passado, abrindo no Brasil a mobilização pela Década Global de Ações para a Segurança no Trânsito 2011/2020. Neste ano, a sede da mobilização será Florianópolis.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.