Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sábado, 27 de Novembro de 2010

Boa Vista mostra experiências inovadoras em saúde

Seminário reuniu representantes de todos os serviços de saúde da Regional

Cerca de 30 experiências inovadoras desenvolvidas pelas unidades de atendimento do Distrito Boa Vista da Secretaria Municipal da Saúde foram apresentadas no 2º Seminário de Boas Práticas da região, nesta quinta-feira (25), no salão de eventos da igreja Nossa Senhora Medianeira.

Segundo a supervisora do distrito, Elizabeth Araújo, a finalidade do evento foi compartilhar as iniciativas. “Temos propostas que, se não forem adotadas em sua totalidade, poderão ser adaptadas ou inspirar outras ações”, disse.
 
Os trabalhos inscritos fazem parte da rotina das 17 unidades de saúde básicas e de Saúde da Família, 2 centros de atenção psicossocial (Caps) e 4 núcleos de apoio em atenção primária à saúde (Naaps), além dos serviços de vigilância sanitária e epidemiológica e de saúde bucal. Eles foram expostos em apresentações de 15 minutos cada um. Também houve exposição de trabalhos realizados com os pacientes.
 
Iniciativas
- A preparação da equipe para a implantação do sistema de classificação de risco nos serviços de atenção primária – cuja discussão vem sendo conduzida pela Secretaria Municipal da Saúde ao longo do ano - foi o tema inscrito pela Unidade de Saúde Santa Cândida.

“Capacitamos toda a equipe para reconhecer no paciente os sinais que orientam a priorização do seu atendimento e encaminhamento para o CMUM (Centro Municipal de Urgências Médicas), bem como já estamos fazendo um trabalho de sensibilização dos usuários da unidade para essa nova forma de triagem dos pacientes”, explicou a autoridade sanitária local, enfermeira Vânia Bubba.
 
A Unidade de Saúde Vila Diana relatou a experiência denominada “Pediatria na Creche”. Todas as manhãs de quarta-feira, ao invés de atender consultas na unidade, a pediatra Beatriz Lacerda vai até o Centro de Educação Infantil Krachinski. Lá, atende crianças individualmente e conversa com a equipe pedagógica e atendentes. Dessa atividade resultam orientações sobre prevenção de doenças como a varicela e encaminhamentos para avaliações mais detalhadas na unidade de saúde. “É um investimento em prevenção e promoção em saúde e no fortalecimento do vínculo entre as crianças e suas famílias com o nosso serviço”, resumiu a chefe da Unidade, enfermeira Eliane Ceccon.
 
Do Naaps 2 - responsável pelo suporte multiprofissional às unidades de saúde Fernando de Noronha, Bacacheri, Abaeté, Tingui, Medianeira e os 2 Caps  -  veio a experiência “ABC da Farmácia Curitibana”.

O ABC – cujas iniciais significam armazenagem, boas práticas de dispensação e controle – visa à capacitação de todos os servidores envolvidos com dispensação e controle de estoque de medicamentos.

“A intenção é promover a reciclagem das equipes, aproveitando que sempre temos novos profissionais chegando, e valorizar o trabalho de cada um para o sucesso da terapêutica dos pacientes”, resumiu a farmacêutica Silmara Simioni. Ela  já levou a iniciativa a 3 unidades  e pretende concluir o trabalho até o final do ano.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.