Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 30 de Novembro de 2010

Serviço de mamografia terá controle mais rigoroso

O Mulher Curitibana – ação que há 1 ano promove o diagnóstico precoce do câncer de mama entre mulheres a partir de 50 anos - ganhará um reforço. É o programa Qualidade nos Serviços de Mamografia, que será lançado nesta terça-feira (30), em audiência pública destinada aos 12 dos 38 serviços de radiologia da cidade credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O evento começará às 8h30, no auditório do Mercado Municipal, com a presença da secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.

Segundo Eliane, a nova sistemática de controle deve funcionar como um atrativo para as mulheres fazerem a mamografia de rastreamento (de pesquisa da ocorrência de alterações nas mamas), que teve a procura ampliada em quase 48% do primeiro semestre de 2009 para o mesmo período desse ano – de 25,3 mil para 37,3 mil exames. “Na prática, estamos tornando mais rigorosa a fiscalização prevista na portaria 453/98 para esse exame, essencial à identificação e ao tratamento do câncer de mama em seu estágio inicial”, explica. Quem opera os equipamentos e os médicos que emitem os laudos também se beneficiarão do monitoramento.

O novo programa entrará em vigor no começo de abril de 2011. A partir dessa data, todos os serviços de radiologia deverão executar e apresentar ao Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde os testes exigidos para comprovar a adequação dos mamógrafos e, em consequência, a garantia de qualidade da imagem e do diagnóstico médico. Os aparelhos analógicos, que predominam em Curitiba, precisam ser submetidos a 20 tipos de testes, renováveis com periodicidade variável. Há análises que precisam ser feitas todos os dias e até 1 vez por ano.

Para fazer o acompanhamento, a Secretaria Municipal da Saúde contará com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPr (que avaliará os testes feitos pelas empresas de manutenção e consultoria contratadas pelos serviços de mamografia), do Instituto Nacional do Câncer /Inca (que cuidará da dosimetria e da qualidade da imagem) e do Colégio Brasileiro de Radiologia/CBR (responsável pela capacitação técnica dos radiologistas).

Serviço:

Mamografia de qualidade
Audiência pública
Dia 30 de novembro (terça-feira)
A partir das 8h30
No auditório do Mercado Municipal
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.