Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 30 de Novembro de 2010

Trânsito e 3ª Idade - Idosos orientam motoristas e pedestres

A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A deu início nesta segunda-feira (29) à programação de abordagens educativas de trânsito com participação de idosos, o que atraiu a atenção de motoristas e pedestres na rua Manoel Valdomiro de Macedo, perto da Rua da Cidadania da CIC.

Voluntários, eles fazem parte de um grupo de 100 idosos que, até 15 de dezembro, participarão de abordagens educativas em todas as Regionais da cidade. Em outubro e novembro, eles participaram de um ciclo de palestras sobre segurança do idoso no trânsito, promovido em parceria pela Diretoria de Trãnsito (Diretran) da Urbs e Secretaria Municipal da Saúde.

Mais de mil idosos participaram das palestras e cem deles formaram grupos que vão acompanhar os agentes de trânsito nas abordagens. São os “Agentes da Terceira Idade” que entregam material informativo e conversam com os motoristas sobre segurança nas ruas, especialmente redução de velocidade e respeito à faixa de pedestres.

Nesta terça-feira (30), outro grupo vai atuar em abordagens na Via Vêneto, entre as ruas Marcos Mocelin e Santa Bertila Boscardin, em Santa Felicidade. As abordagens serão adiadas em caso de chuva.

Os “Agentes” da Terceira Idade usam camisetas e bonés da campanha de respeito à faixa de pedestres. A idéia é que eles participem também de abordagens feitas ao longo do próximo ano, como na volta às aulas, por exemplo.

A participação de idosos nas abordagens é um fator a mais na conscientização de motoristas e pedestres e na segurança dos próprios idosos que, nas palestras e no convívio com os agentes de trânsito e agentes de educação e mobilização da Urbs, assimilam hábitos e cuidados de segurança no trânsito. As dicas vão desde a observação e obediência à sinalização de trânsito, até o uso de calçados confortáveis e o conhecimento das próprias limitações físicas, como o tempo necessário para a travessia segura de uma rua.

O ciclo de palestras iniciado no fim de outubro foi aceito com entusiasmo pelos idosos que participam de grupos de convivência nas regionais. No total, 1.080 idosos participaram dos eventos e em torno de 100 deles foram selecionados para atuar em abordagens educativas.

Serviço

Abordagem educativa com Agentes de Trânsito da Terceira Idade

Terça-feira (30)

Das 14h30 às 16h30 – Via Vêneto, entre as ruas Marcos Mocelin e Santa Bertila Boscardin

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.