Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 30 de Novembro de 2010

Mamografias - Controle de qualidade mais rigoroso a partir de abril

Representantes dos doze serviços de mamografia credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba compareceram, nesta terça-feira (30), à audiência pública onde foi lançado o programa Qualidade nos Serviços de Mamografia, uma parceria entre Secretaria Municipal da Saúde, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPr), Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O programa foi criado para melhorar o padrão dos exames e, em consequência, dos laudos, do diagnóstico e do tratamento do câncer de mama. Representantes dos grupos de apoio Humsol e Amigas da Mama também participaram do lançamento, no Mercado Municipal, que foi aberto pela secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.

O novo programa entrará em vigor no começo de abril de 2011. A partir dessa data, todos os serviços de radiologia deverão executar e apresentar ao Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde os testes exigidos para comprovar a adequação dos mamógrafos e, em consequência, a garantia de qualidade da imagem e do diagnóstico médico.

Os aparelhos analógicos, que predominam em Curitiba, precisam ser submetidos a 20 tipos de testes, renováveis com periodicidade variável. Há análises que precisam ser feitas todos os dias e até uma vez por ano.

Para fazer o acompanhamento, a Secretaria Municipal da Saúde contará com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPr (que avaliará os testes feitos pelas empresas de manutenção e consultoria contratadas pelos serviços de mamografia), do Instituto Nacional do Câncer /Inca (que cuidará da dosimetria e da qualidade da imagem) e do Colégio Brasileiro de Radiologia/CBR (responsável pela capacitação técnica dos radiologistas).

Impacto - Segundo Eliane Chomatas, a iniciativa reforça o programa Mulher Curitibana, que há um ano promove o diagnóstico precoce do câncer de mama entre mulheres a partir de 50 anos, e estende o controle de qualidade em todas as fases do exame aos demais 26 serviços atuantes na rede privada.

“Além da oferta do exame a todas as moradoras de Curitiba também garantimos a precisão e a segurança da mamografia em todas as suas fases para as mulheres, os técnicos que operam os mamógrafos e os médicos que emitem o laudo e conduzem o tratamento, quando necessário”, explicou Eliane, referindo-se ao monitoramento da qualidade da imagem e da dosagem de radiação emitida pelo equipamento.

Para a supervisora do Serviço de Qualidade e Radiações Ionizantes do Inca, Ana Maria Campos, a iniciativa desenvolvida em Curitiba é exemplar. “É um programa que tem tudo para se tornar vitrine para o Brasil, cujos municípios poderão aprender aqui como fazer para adequar seus serviços de mamografia”, disse.

Também participaram do lançamento do programa o vice-presidente do CBR-Sul, Ênio Rogageski; e o diretor do campus Curitiba da UTFPr, Marcos de Oliveira Filho, que destacou a correlação entre saúde e educação. “Nossa instituição de ensino tem todo o interesse em manter essa parceria, produtiva para os dois setores”, disse.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.