Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 30 de Novembro de 2010

Inaugurado Centro Dia Recanto do Tarumã, no Boa Vista

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller, participou na tarde desta terça-feira (30) da inauguração oficial do Centro Dia Recanto do Tarumã, na Regional Boa Vista. A unidade, que já funcionava desde janeiro de 2010, atende pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e risco social encaminhadas pela FAS, no objetivo de contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida.

“É uma enorme satisfação inaugurar este espaço, que irá ampliar e aprimorar a rede de atendimento a pessoa idosa de Curitiba”, disse Leandro Meller, que representou o prefeito Luciano Ducci no Evento. “Esta inauguração e parceria é mais uma de muitas ações realizadas pela Prefeitura que visam o envelhecimento ativo e a garantia de direitos da pessoa idosa”.

Cerca de 40 pessoas participaram da inauguração, que contou com apresentações musicais da Banda Lyra e do Coral Alegria de Viver, que é formado por idosos atendidos no Centro Dia. Também foi apresentado um vídeo com fotos das atividades e serviços executados na unidade.

“Agradeço a todos que vieram prestigiar nossa inauguração e em especial a FAS e a Prefeitura de Curitiba, cujo apoio e trabalho em conjunto são fundamentais para a realização do atendimento deste Centro Dia”, disse o presidente da Socorro aos Necessitados, entidade mantenedora do Recanto Tarumã, Ottomar Neumann. 

O idoso Malaquias Cunha Neto, de 67 anos, fez questão de destacar a melhoria do atendimento a pessoa idosa em Curitiba. “Nos últimos anos percebemos a importância e atenção que a Prefeitura tem oferecido a pessoa idosa. Desde campanhas publicitárias, novas unidades de atendimento e serviços especializados e prioritários. Existe mais respeito por tudo o que construímos e pelos direitos que possuímos”, disse.

O Centro Dia Recanto do Tarumã atende atualmente 20 idosos, a partir dos 60 anos, encaminhados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CREAS) Boa Vista e Cajuru e pela Central de Resgate Social. Os critérios para encaminhamento destes idosos pela FAS é a condição de violação de direitos da pessoa, cujos vínculos familiares e comunitários ainda não estejam rompidos.

Atendimento ao Idoso - Até setembro de 2010, mais de 6.556 idosos participaram de atividades ofertadas pela FAS nos Grupos de Convivência e Centros de Atividades para Idosos (CATI), onde realizam atividades de interesse em comum, que fortalecem o sentimento de pertencimento, o convívio social, a integração e os laços de amizade.

Na área de proteção social básica, a FAS disponibiliza os 45 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), unidades descentralizadas que oferecem serviços destinados à prevenção de situações de risco e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Também se destacam os atendimentos realizado nos nove Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) e unidades de proteção social especial, que atendem idosos, adultos, crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e com os direitos violados.

A FAS conta ainda com duas unidades Centro Dia, uma no Juvevê, na rua Barão dos Campos Gerais - 970, e outra no Tarumã, rua Konrad Adenauer - 576, que oferecem atividades socioeducativas para idosos no período da manhã e da tarde. Atualmente cada unidade atende 20 idosos.

Confira abaixo os serviços oferecidos pela FAS a população idosa:
- 45 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS);
- 9 Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS);
- 10 Unidades de Atendimento;
- 7 Centros de Atividades para Idosos - CATI's;
- 164 Grupos de Convivência;
- Rede de Serviços: atividades culturais, físicas, artesanato e oficinas de produção;
- Albergue para idosos em situação de rua;
- Abrigo para idosos ex-moradores de rua;
- 2 Centro Dia;
- Instituições de longa permanência conveniadas;
- Programa qualidade em instituições de longa permanência;
- Serviço de Atendimento ao Vitimizado em Domicílio - SAV;
- Central de Resgate Social.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.