Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 30 de Novembro de 2010

Ippuc completa 45 anos nesta quarta

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) completa 45 anos nesta quarta-feira (1o). Foi nesta data, em 1965, que a antiga Assessoria de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, criada cinco meses antes, foi transformada no IPPUC. Na época, a cidade tinha menos de 600 mil habitantes, o equivalente a 34% da população atual, de 1.746.896 habitantes (IBGE-2010).

Mais do que uma mudança de nomes, a criação do Instituto confirmou a importância dos profissionais que trabalharam pelo Plano Preliminar de Urbanismo, junto com o consórcio escolhido por concurso para elaborar o documento (Serete e Jorge Wilheim Arquitetos Associados). O Plano Preliminar deu origem ao Plano Diretor de Curitiba, conjunto de diretrizes transformadas em lei em 1966 e que vêm sendo atualizadas e aplicadas até hoje.

É com a ajuda do IPPUC que Curitiba tem desenvolvido, nas últimas décadas, planos e projetos urbanísticos alinhados ao Plano Diretor. O Instituto acompanha a evolução dos projetos, propõe alternativas, monitora indicadores urbanos, simula possibilidades que podem tornar os equipamentos da cidade cada vez mais adequados às necessidades da população – tudo em parceria com as diversas secretarias da Prefeitura.

O IPPUC surgiu para garantir que o Plano Preliminar, transformado depois no Plano Diretor de Urbanismo, orientasse a política urbana pensada para a cidade. E desde a sua criação, o instituto se mantém no mesmo propósito. Com o tempo, ao Plano Diretor foram somados planos regionais e temáticos, todos com o olhar voltado ao futuro de Curitiba. Essa imensa teia de diretrizes, todas interligadas, preservaram o tripé que orientou o planejamento de Curitiba e é formada pelo zoneamento, sistema viário e transporte coletivo, aspectos hoje associados às políticas sociais, ambientais e econômicas.

Numa época em que sustentabilidade ainda não era um tema conhecido, o planejamento da cidade já previa conceitos diretamente relacionados ao assunto. Este é o caso dos parques da cidade, criados para resolver o problema das enchentes. A variedade de funções nos prédios (uso residencial e comercial) que estão cercados de excelente infraestrutura urbana nos eixos estruturais é considerada hoje por especialistas como elemento de sustentabilidade.

O modelo adotado em Curitiba com a criação do IPPUC inspirou cidades brasileiras que perceberam a importância de haver um grupo encarregado da guarda do Plano Diretor da cidade. Cidades como Joinville, em Santa Catarina, conheceram o IPPUC antes de colocar para funcionar o respeitado Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville. Só no México, são pelo menos 35 institutos semelhantes ao IPPUC, cada um adequado à realidade e à legislação local.

A característica de grupo multidiscplinar do IPPUC de 45 anos atrás, formado por arquitetos, engenheiros, economistas, sociólogos, administradores públicos, entre outros profissionais, é preservada até hoje.

Criatividade - Com criatividade e ousadia, o IPPUC consolidou o planejamento como marca de sucesso e reconhecimento da cidade, que atrai visitantes de toda parte. Eles querem ver de perto o que o planejamento urbano pode fazer de bom pela população das cidades. Estudantes, professores, engenheiros, arquitetos, prefeitos, secretários, especialistas em urbanismo procuram o IPPUC para conhecer o planejamento de Curitiba.

O respeito que a cidade ganhou ao longo dos anos também tornou Curitiba uma importante parceira da Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Ministério das Relações Exteriores. Através da ABC, o IPPUC oferece cooperação técnica para outras cidades como Santiago de los Caballeros (República Dominicana), Cidade da Guatemala, Neiva (Colômbia), San José (Costa Rica) e Manágua (Nicarágua).

Muitas das informações que o IPPUC acumulou e os novos dados que surgem a respeito da cidade são compartilhados pelo Instituto com todos que tenham acesso à internet. O Curitiba em Dados, ferramenta disponível no site do IPPUC (www.ippuc.org.br) reúne indicadores, imagens, informações. São sete mil itens disponíveis, que despertam o interesse de milhares de pessoas que acessam a ferramenta. As informações são atualizadas permanentemente por uma equipe multidisciplinar.

Atualmente o IPPUC está à frente de projetos importantes para o futuro da cidade como a Linha Verde, o mais novo eixo de desenvolvimento da cidade, a primeira linha de metrô da Rede Integrada de Transporte, e todo o trabalho técnico voltado para a preparação da cidade para a Copa de 2014.

Quase todos os equipamentos da Prefeitura passam pelo olhar cuidadoso dos técnicos do IPPUC, desde a identificação do melhor local para a implantação da escola, creche ou do clube da gente, até a contratação dos projetos específicos para que possam ser implementados pelas secretarias responsáveis e depois utilizados pela população.

Está ligado ao Instituto, o Conselho da Cidade de Curitiba, formado por membros de toda a sociedade civil organizada.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.