Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 3 de Dezembro de 2010

Prefeitura construiu 107 pontes e passarelas em 2010

A Prefeitura de Curitiba está concluindo nova passarela na rua Guarda Marinha Greenhalgn, que vai interligar as duas margens do arroio Pinheirinho. A nova travessia é feita em madeira e vai trazer mais seguranças aos moradores e alunos de escolas da região.

Desde o início de 2010, a Prefeitura instalou 107 novas pontes e passarelas na cidade. Somente no segundo semestre, foram construídas 22 pontes e 44 passarelas de madeiras.

“Com o crescimento da cidade, houve a necessidade de construir travessias para facilitar a vida das pessoas e o deslocamento de veículos pelos bairros da cidade”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

Ao todo, a Prefeitura investiu neste ano R$ 2,4 milhões em pontes e passarelas, atendendo mais de 300 mil pessoas.

O secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni, explica que algumas pontes foram feitas exclusivamente para a melhoria do trânsito e outras para atendimento dos pedestres. Um exemplo de obra importante é a ponte na rua Germânia com Antonio Meireles Sobrinho, no Cajuru, que trouxe mais segurança para pedestres e motoristas.

Desde janeiro de 2005, a Prefeitura já construiu 79 pontes e 289 passarelas. Nos últimos cinco anos, mais que dobrou o número de passarelas construídas. Em 2005, eram 135, entre metálicas e de madeira. Foram construídos 154 novos equipamentos, e o número total chega a 289 passarelas.

Também houve neste período um aumento de 30% no número de pontes na cidade. Em 2005, eram 286, entre equipamentos de madeira, metálicos e de concreto. Em janeiro de 2010, o número alcançou a marca de 368 pontes.

Neste ano, 156 equipamentos passaram por manutenção. Segundo o secretário de Obras, Mario Tookuni, as chuvas do início do ano danificaram ou destruíram algumas pontes. “A Prefeitura trabalhou em ritmo intenso para recompor as pontes danificadas o mais rápido possível, evitando prejuízo para a população”, diz Tookuni.

Passarela Linha Verde - A Linha Verde, o mais novo corredor de transporte público da cidade, vai ganhar uma nova passarela. O equipamento será construído no Pinheirinho, ligando as ruas Irene Dutra e Engenheiro João Bley Filho, nas proximidades do terminal de ônibus do bairro, e atende reivindicação da população.

A passarela do Pinheirinho terá o mesmo padrão da que foi construída em frente ao Colégio Medianeira, ligando o Guabirotuba ao Prado Velho. Com estrutura metálica, pintada nas cores verde e cinza, ela terá iluminação (com lâmpadas de vapor de sódio de 400 W) e cobertura em telha de aço ondulada.

Terá extensão de 36 metros sobre a Linha Verde, com altura de 5,5 metros, largura de 3,5 metros e pé direito de 2,25 metros. O piso será em concreto desempenado e acabamento antiderrapante e haverá sinalização tátil de alerta.

O acesso será feito por escadas e, para atender às pessoas portadoras de necessidades, haverá rampas. Para segurança, será instalado guarda-corpo em aço patinável e fechamento em tela galvanizada.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.