Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 3 de Dezembro de 2010

Feira fez 731 encaminhamentos para emprego

A 2ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência, realizada nesta quarta-feira (1) no Memorial de Curitiba, registrou 4.367 atendimentos e 731 encaminhamentos para emprego.

As 23 empresas e sete instituições, que participaram do evento organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, ofereceram mais de 1.200 vagas de emprego e quase 200 de qualificação profissional.

Outras 82 pessoas foram encaminhadas para cursos de qualificação, sendo 60 pela Fundação de Ação Social (FAS) e 22 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O secretário municipal do Trabalho, Paulo Bracarense, garante que o objetivo foi atingido. “Muitas pessoas com deficiência trabalham informalmente. Hoje, contribuímos para que muitos deles tenham um emprego com carteira assinada. Com isso, estamos vencendo os principais obstáculos que são a falta de qualificação dos potenciais trabalhadores e de adequação das empresas para receber estes profissionais”, disse.

Na capital paranaense, de acordo com o Relatório Anual de Informações Sociais-2007 (RAIS), são 745 empresas com mais de 100 empregados, totalizando 439.408 trabalhadores. Com base nestes números, são 18.337 vagas pessoas com deficiência. Porém, o mesmo relatório informa que apenas 6.170 postos estão preenchidos.

A legislação (Lei 8213/1991) estabelece que empresas com mais de 100 funcionários devem reservar uma parcela dos cargos – de 2% a 5% dependendo do número de empregados – para pessoas com deficiência.

Portanto, a Feira representou também uma oportunidade para os empresários se adequarem a determinação legal. “Esta é a primeira vez que participamos da feira. Nossa empresa tem cerca de 3.200 funcionários, portanto devemos reservar 5% de vagas para pessoas com deficiência”, explicou a analista de recursos humanos de uma empresa do setor alimentício que ofereceu 47 vagas de auxiliar de cozinha.

O evento deste ano contou ainda com a colaboração da recém criada Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria de Educação e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap/PR).

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.