Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 6 de Dezembro de 2010

Projetos aquecem comércio de materiais de construção

Os projetos de reassentamento promovidos pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) estão movimentando o comércio de materiais de construção nas proximidades das áreas atendidas.

Após deixar situação de risco, as famílias reassentadas logo passam a investir em melhorias para a casa nova. Em muitos casos, os moradores compram materiais de construção antes mesmo de se mudarem.
 
“Com a autoestima elevada por passar a viver em casas de alvenaria, os moradores tomam gosto por fazer melhorias em suas moradias. Todo o material de construção utilizado é comprado nas proximidades. Fato que fomenta o comércio local”, diz o prefeito Luciano Ducci.

Na Vila Parolin, ocupação mais antiga da cidade, desde julho do ano passado, quando iniciaram as relocações, já foram reassentadas 194 famílias. Outras 28 mudam para a casa nova na semana que vem. O comércio de materiais de construção logo sentiu o crescimento nos negócios, reflexo positivo da intervenção da Cohab.

Vendas em alta - Sheyla Gobi, proprietária de uma loja de materiais de construção no Parolin, precisou contratar mais dois funcionários para dar conta da demanda gerada. O negócio, que contava com 9 empregados, agora possui 11. “Desde que começou o projeto, as vendas da loja cresceram 20%. Antes eu vendia tábua, madeirite e telhas de eternite que eram usadas nos barracos. Piso era muito raro de vender”, lembra Sheyla.

Hoje o que mais sai são os pisos cerâmicos, tijolos, cimento, rejunte, cal, areia e ferro. “É resultado das obras da Cohab. Logo que se mudam, os moradores já começam a construir os muros nas divisas de lotes e na frente das casas. Muitos colocam portão de ferro e outros ampliam a casa, fazem quartos a mais”, conta a comerciante.

Segundo ela, após erguer o muro, a segunda providência dos moradores é colocar o piso na casa toda.

“Geralmente são as mulheres que vem até a loja para escolher o modelo. Eu já me sinto parte desse processo, dou sugestões, faço promoções. No momento, quem comprar o piso comigo leva o rejunte de brinde. É gratificante ver a alegria deles em melhorar de vida e cuidar da casa nova”, ressalta.

Outro item que Sheyla tem comercializado bastante é a cozinha pré-montada. “Pedi para o fornecedor produzir uma cozinha exatamente no tamanho que se adapta nas casas da Cohab. Foi um sucesso de vendas, muita gente vem procurar”, diz.

Apesar de serem pessoas humildes, o pagamento à vista é a forma mais utilizada. “Eles guardam dinheiro por um bom tempo só esperando o dia de receberem a casa. Muitos conseguem através de doações de patrões. O importante é que todos dão um jeito de incrementar o novo lar”, comenta Sheyla.

No aguardo - O casal João Pedro e Amélia Pereira Alves vive na vila Parolin há 35 anos, numa casa situada em um beco que sofre com as enchentes. “Aqui é difícil, já perdemos tudo que a gente tinha. Não vemos a hora de sair”, diz Amélia. A mudança deles está prevista para o mês que vem. João, que é aposentado, mas faz bicos de pedreiro, está ansioso para trabalhar na casa nova.

“Eu mesmo vou construir o muro e colocar a lajota no piso. Os materiais já comecei a comprar desde que foi feito o sorteio das casas”, conta. Segundo ele, desde que iniciaram as obras da Cohab surgiram mais oportunidades de ganhar um dinheiro extra. “Tem bastante serviço, um muro aqui, outro ali. Isso é ótimo”, afirma.

Quem também comprou o material antes mesmo de se mudar foi o casal Francisca Magalhães e Tamatsu Iriguti, moradores da ocupação há 31 anos. Eles vão para uma casa adaptada, pois têm um filho cadeirante. “Assim que a gente mudar já vamos começar a ampliar, para fazer um ou dois quartos a mais”, conta Tamatsu.

O azulejo para cozinha e banheiro já foi definido por Francisca. “Já fui lá na loja escolher o mais bonito.

Estou contando os dias para deixar esta situação aqui e mudar de vida”, conta.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.