Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 15 de Dezembro de 2010

Tatuadores conhecem programa de normas sanitárias

O Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde apresentou o programa Visacorp - Vigilância em Saúde Corporal aos tatuadores e colocadores de piercing de Curitiba, em audiência pública, nesta terça-feira (14). Cerca de 30 profissionais do setor participaram da reunião, que foi aberta pela superintendente de gestão da secretaria, Anna Paula Penteado.

“Trata-se um segmento de interesse da área da saúde e em franca expansão, daí a necessidade de que sejam observados os cuidados necessários para proteger a saúde dos clientes e dos próprios profissionais. Nossa intenção é ampliar a parceria que já existe entre vocês e a Prefeitura”, observou Anna Paula.

Atendendo a pedido da Prefeitura de Curitiba, encaminhado pelas secretarias da Saúde e de Finanças, o Ministério do Planejamento acaba de incluir o segmento na relação da Comissão Nacional de Classificação (Concla) - o cadastro nacional que reúne 1301 atividades exercidas no Brasil por pessoa jurídica. O número de registro dos tatuadores e colocadores de piercing, que está valendo desde 1º de dezembro, é 9609-2/06.

Visacorp - O setor de tatuagem já havia sido alvo de uma primeira audiência pública, há um ano, quando tatuadores começaram a ser estimulados a observar as normas e se vacinar contra a hepatite do tipo B.

Desta vez, foi o segundo convocado pela Saúde para aderir ao Visacorp, criado para ajudar os cerca de 2,7 mil salões de beleza, centros de estética, estúdios de tatuagem e piercing e academia de ginástica da cidade a garantir a qualidade dos serviços oferecidos, além da saúde dos clientes e dos trabalhadores. Em julho, no lançamento da ação, aconteceu o primeiro encontro com representantes do ramo de salões de beleza.

No encontro, eles ficaram a par do roteiro de inspeção sanitária cujo cumprimento será exigido, a parir de agora, nas visitas dos técnicos do setor. Esse roteiro é um check list contendo condutas a serem observadas nas áreas de administração e estrutura física dos estúdios, procedimentos de tatuagem e colocação de piercing, condições dos adornos (como piercing e alargador), destinação dos resíduos, saúde e segurança do trabalhador e acessibilidade. A concessão da licença sanitária depende desses requisitos.

“É uma iniciativa excelente, que valoriza o nosso trabalho e, por isso, deveria se repetir todo ano”, opinou a colocadora de piercing Maria Fernanda Coelho de Menezes, na atividade há 12 anos. A opinião é compartilhada pelo tatuador Roberto Pedroso, que também trabalha na área há 12 anos. “Tem que regulamentar e incentivar o pessoal porque muita gente, tatuadores e clientes, ainda não se tocaram que o cuidado com a saúde é um aspecto muito sério e que nem todo mundo leva em conta”, observou.

Cuidados - Aplicação de tatuagem ou piercing em condições inadequadas de higiene podem ocasionar sangramento intenso, dificuldades respiratórias e quelóides, além de ser meio de transmissão de doenças graves como hepatites B ou C, tétano, sífilis e aids.

Para preservar desses riscos tanto o cliente como o aplicador, é necessário fazer a correta higienização das mãos e usar luvas e máscara descartáveis, assim como os instrumentos que entrarão em contato com a pele também limpa do cliente.
 
 Para o público, a garantia de que esses cuidados serão observados estão na apresentação de alvará e a licença sanitária. Esses documentos, que devem ser afixados em local de fácil consulta pelos clientes em potencial, significam que as leis 9.000/96 (Código de Saúde), 13.301/01, decreto 5.711/02 e resolução 126/07 estão sendo acatadas e, por isso, o estabelecimento é considerado idôneo para a realização daqueles procedimentos.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.