Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 18 de Maio de 2010

Evento sobre idosos marca dia do Agente Comunitário

A saúde integral do idoso será o tema central do evento que a Prefeitura de Curitiba fará nesta quarta-feira (19) em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde. A solenidade acontecerá às 10h, no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, no Boqueirão. "Eles sempre foram fundamentais para o sucesso das nossas ações, a exemplo da abordagem das questões de saúde próprias do crescente grupo da terceira idade, que Curitiba está empenhada a atender cada vez melhor", afirma o prefeito Luciano Ducci, que fará a abertura do evento.

Durante o encontro, os 1.162 ACS em atividade no município - 138 contratados neste ano - participarão de palestras e oficinas sobre as principais ações da Secretaria Municipal da Saúde. Será uma oportunidade para os antigos agentes reciclarem conhecimentos. Os novos poderão conhecer mais detalhes de sua área de trabalho. Além da saúde do idoso, eles também receberão informações sobre saúde da mulher e saúde bucal, em estações montadas na área externa do clube.

Os agentes comunitários começaram a fazer parte das equipes da rede municipal de saúde em 1999, quando o prefeito, então secretário municipal da Saúde, implantou o programa. Quase onze anos depois, eles estão presentes nas 49 unidades básicas, 55 unidades de "Estratégia Saúde da Família" (ESF) e quatro unidades que oferecem consultas especializadas. A função de cada um é percorrer diariamente determinadas áreas dos bairros sob sua responsabilidade para missões muito importantes para a melhoria dos indicadores de saúde.

Entre elas estão lembrar a mãe que acaba de ter seu bebê sobre a data da primeira consulta médica, acompanhar o desenvolvimento de recém-nascidos de risco e a recuperação de idosos, divulgar informações de interesse comum - como campanhas de vacinação e de controle do dengue. Para isso, é necessário que eles morem nos mesmos bairros onde trabalham.

O trabalho do agente é de 40 horas semanais, durante as quais ele estabelece o vínculo com as pessoas residentes nas áreas sob sua responsabilidade. Outro desdobramento importante dessa atividade é o repasse das informações coletadas no trabalho em área para as equipes das unidades de saúde. Além de subsidiar a definição de estratégias locais de saúde, essas informações alimentam o banco de dados da Secretaria Municipal da Saúde e também o Sistema de Informações em Atenção Básica (Siab), do Ministério da Saúde.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.