Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 28 de Dezembro de 2010

Curitiba supera a marca de 3,4 milhões de turistas

O número de turistas que visitou Curitiba em 2010 vai bater novo recorde. Cálculos preliminares do Instituto Municipal de Turismo apontam que a cidade ultrapassará, até o fim deste ano, a marca de 3,4 milhões de turistas. O total de visitantes é 8% maior que em 2009.
“Este ano foi de grandes desafios e realizações e é também um momento em que todas nossas ações levam em consideração a preparação para receber os turistas na Copa do Mundo de 2014", diz o prefeito Luciano Ducci.
Uma das ações foi a criação da marca "Curta Curitiba", usada em folhetos de divulgação, ações promocionais e pontos turísticos. A marca foi encomendada para fortalecer a imagem de Curitiba como um destino personalizado e convidativo e para atrair visitantes, como as dinamarquesas Lonny Halberg e Vicki Bacher, que visitaram Curitiba pela quinta vez.
No roteiro, elas incluíram um passeio pela Feira Especial de Natal da praça Osório. “Já é tradição passarmos pela feira e levarmos lembranças para os parentes e amigos de nosso País”, comentou Vicki.
Moradoras de São José dos Pinhais, as irmãs Ana Paula e Marena Oliveira estudam em uma escola na avenida Vicente Machado, no Centro, e passam pela Osório diariamente. “A praça fica mais bonita nesta época do ano com toda esta movimentação”, afirmou Ana Paula.
As feiras especiais, promovidas nas praças Osório e Santos Andrade, são administradas pelo Instituto, que também cuida das feiras de artesanato nos bairros. Com a inauguração da mais recente delas, a do Pinheirinho, Curitiba passou a contar com 28 feiras - 24 nos bairros –, que dão oportunidade para mais de três mil artesãos tornarem seus trabalhos conhecidos.
Outro espaço criado para valorizar a produção local é a Casa do Artesanato, que foi restaurada e reinaugurada neste ano. A casa fica na rua Mateus Leme, 22, no Setor Histórico e é um espaço para a venda e a exposição do artesanato paranaense.
FEIRAS
A marca "Curta Curitiba" foi apresentada para agentes de turismo, operadores e outros profissionais na Feira das Américas - Abav 2010, no Rio de Janeiro, a maior feira do setor na América Latina.
O Instituto Municipal de Turismo levou ao Rio o estande Cine Curitiba Apresenta, que foi montado na entrada do terceiro pavilhão da feira e um dos que mais chamou a atenção dos visitantes.
O estande Cine Curitiba Apresenta e os atrativos da cidade também foram destaque na 5.º edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, e no 16º Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba. Em Foz, a presidente do Instituto, Juliana Vosnika foi homenageada com o troféu Amigos do Festival.
PRÊMIOS
A conquista de prêmios nacionais confirma o sucesso de Curitiba no setor do turismo em 2010. "As ações têm dado resultados. O número de visitantes tem aumentado e são vários prêmios que comprovam o potencial da cidade", afirma o prefeito Luciano Ducci.
Pelo segundo ano seguido, Curitiba recebeu do Ministério do Turismo os prêmios de Melhor Destino Turístico nos Aspectos Sociais e Aspectos Ambientais, entre as capitais brasileiras.
Os prêmios foram baseados em critérios de avaliação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apontam as Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.
As melhores práticas foram escolhidas em 13 categorias. Os resultados de 2010 mostram que Curitiba, que teve uma média global de 72,7 pontos, está 13,41% mais bem avaliada que as demais capitais brasileiras – média global de 64,1 pontos. Esse avanço fica ainda mais evidente quando se compara Curitiba com todos os outros 64 destinos pesquisados, que tiveram média de 56 pontos. Nas categorias premiadas, Aspectos Sociais e Aspectos Ambientais, Curitiba recebeu respectivamente notas de 80,0 e 86,1.
Curitiba foi premiada também pela pesquisa Demanda Turística - um estudo do perfil, comportamento e opinião dos turistas que visitam a capital paranaense. A pesquisa é feita nos principais acessos para a entrada na cidade: Aeroporto Internacional Afonso Pena, Estação Rodoferroviária e BRs 277 e 376. Recentemente foi ampliada para grandes eventos anuais, como o Festival de Curitiba, Paraná Business Collection, programação de Natal, Stock Car e, neste ano, nos espetáculos da Virada Cultural.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.