Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 31 de Dezembro de 2010

Binários, EstaR e radares melhoram trânsito em 2010

De janeiro a novembro deste ano, 43.328 novos carros passaram a circular nas ruas de Curitiba. Foram quase mil veículos a mais no trânsito a cada semana. Para reduzir o impacto do aumento da frota, a cidade ganhou binários, ruas de sentido único, proibições de estacionamento, novos radares e barreiras eletrônicas, novas vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR), mais de 170 mil metros quadrados de sinalização no asfalto  e mais de  5 mil placas de trânsito.
As intervenções, feitas pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, garantiram o fluxo do trânsito e aumentaram a segurança de motoristas e pedestres em todos os bairros da cidade. Só a pintura de sinalização, alterações de sentido e proibição de conversões melhoraram o trânsito em mais de 200 ruas da cidade em 2010.
Confira algumas das intervenções no trânsito em 2010:
Proibição de estacionamento – Amplia a capacidade da rua, abrindo mais pistas para o tráfego com resultado visível na melhoria do fluxo de trânsito. Foi o que aconteceu, por exemplo, na Silva Jardim, Mariano Torres, Almirante Tamandaré, Amintas de Barros, Alferes Ângelo Sampaio, Vicente Machado e nas vias rápidas Norte e Sul (Santa Cândida e Pinheirinho, nos dois sentidos). No total, 14 ruas tiveram proibição de estacionamento definitiva ou com liberação das 20h às 7h nos dias de semana e das 14h de sábado às 7h de segunda-feira.
Proibição de conversão à esquerda – Em mais 27 pontos da cidade passou a ser proibido entrar à esquerda, o que aumenta a segurança de motoristas e pedestres, impede a formação de fila atrás do veículo que espera a oportunidade para fazer a conversão e reduz o risco de acidentes.  Entre estes pontos, estão cruzamentos das ruas e avenidas Otávio do Amaral, Padre Anchieta, Água Verde, Brasílio Itiberê, Mateus Leme, Alcino Guanabara,  Manoel Ribas e Presidente Taunay.
Novos binários – Curitiba ganhou, neste ano, mais dois binários, o que melhorou o fluxo e a segurança do trânsito em todo o entorno. A rua Washington Mansur e a avenida Anita Garibaldi ganharam trecho em mão única, o que praticamente dobrou a capacidade de tráfego de uma das avenidas até então mais congestionadas da cidade. Outro binário que tornou o trânsito melhor inclusive no entorno do Cemitério Municipal é o formado pelas ruas Nilo Peçanha e Albino Silva. Binários são sistemas de ruas paralelas, de mão única e sentido contrário, tipo uma vai e outra vem.
Pintura nova – Ruas do centro e dos bairros ganharam cara nova neste ano. Foram 173 mil metros de pintura nova – faixas de pedestre, sinalização de lombadas, linhas de divisão de faixas, sinalização de radares, barreiras e alertas aos motoristas em 199 ruas da cidade. A sinalização também ganhou mais de cinco mil novas placas de trânsito.
Mais segurança para o pedestre -  No ano foram implantadas 98 lombadas físicas, 25 faixas elevadas e 105 protetores para pedestres,
Mais rodízio no estacionamento – Em 2010 a cidade passou a contar com mais 1.272 vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR), o que atende reivindicação da comunidade porque o EstaR democratiza o espaço de estacionamento e garante o rodízio. Atualmente, a cidade tem  12.477 vagas de EstaR, sendo 3,5 mil delas de não pagantes (ambulâncias, carga e descarga, 15 minutos livre com pisca ligado, etc). No ano, para melhorar o fluxo de trânsito, também foram extintas 497 vagas. As vagas de EstaR estão em 120 ruas e 633 faces de quadras.
Vagas Especiais – Curitiba também ganhou neste ano, vagas especiais para idosos,  portadores de deficiência e motofretistas. Até novembro, foram 378 vagas para idosos, 150 para deficientes e 250 para motofretistas. No caso de idosos e portadores deficiência é preciso deixar no painel do carro a credencial fornecida pela Urbs. Até novembro foram emitidas cerca de 35 mil credenciais. No caso dos motofretistas, as vagas exclusivas só podem ser utilizadas para motos com placa vermelha, que caracterizam atividade comercial.
Novos radares – Neste ano a cidade passou a contar com nova tecnologia em equipamentos de fiscalização de trânsito. De abril até agora foram instalados 60 radares para registro de velocidade e 59 que, além de velocidade registram parada na faixa, avanço de sinal e conversão e retorno proibidos.
Novas barreiras – Equipamento que melhora a segurança do pedestre, as barreiras eletrônicas, que obrigam a redução da velocidade para 40km/h, foram instaladas em 17 pontos da cidade. Até fevereiro serão 80 barreiras. A novidade é que agora as barreiras registram também a velocidade de motos o que não acontecia com as antigas, desativadas ao longo do tempo.
Mais semáforos -  Até o fim de setembro, foram implantados 30 novos semáforos, melhorando a segurança em cruzamentos de diversos pontos da cidade. Foram atendidas 10,4 mil solicitações de serviço de manutenção em semáforos. A cidade tem, atualmente, 1.058 cruzamentos com semáforos.
Educação para o Transito – Um dos pontos de destaque nesta área foi o treinamento de idosos para melhorar a segurança destas pessoas no trânsito. No total 1,1 mil idosos participaram do ciclo de palestras e, destes, 100 formaram grupos que participaram de abordagens educativas com os agentes de trânsito. No total, no ano, as abordagens, palestras e estandes e apresentações do teatro de fantoches da Turma do Zequinha chegaram diretamente a 70 mil pessoas.
Remoção de veículos – O número de veículos removidos das ruas da cidade por estacionamento irregular, chegou, em 03 de dezembro, 7.998 carros e 669 caçambas.
Obras e alvarás – Ao longo do ano foram cerca de sete mil autorizações  para bloqueios de ruas, calçadas, estacionamentos, caçambas, carga e descarga de mudanças e operação escola. Até setembro, foram expedidos 12,4 mil alvarás para obras em vias públicas, passeios e outros logradouros.
Atendimentos – De janeiro a setembro, os agentes de trânsito prestaram atendimento a 53.123 ocorrências geradas na Central de Operação de Trânsito e 3.100 atendimentos a eventos, entre eles passeios ciclísticos, corridas e caminhadas.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.