Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 18 de Maio de 2010

Prefeitura vacina 923 animais na campanha contra a raiva

Na campanha de vacinação anti-rábica promovida pela Secretaria Municipal da Saúde no Pinheirinho, durante a semana passada, foram vacinados 923 animais domésticos e de rua. A informação é do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), que previa a imunização de aproximadamente mil animais.

 A ação aconteceu na quinta (13) e na sexta-feira (14). Foram vacinados 464 cães machos e 396 fêmeas, além de dezoito gatos machos e 31 fêmeas. Outras catorze doses foram aplicadas em animais de rua. "Foi um trabalho bem abrangente e que reforça a segurança dos moradores e de seus animais", disse o coordenador do CCZV, biólogo Juliano Ribeiro.

Todos os cães e gatos vacinados foram localizados no raio de quinhentos metros do local onde, dias antes, morreu um gato doméstico. O animal foi infectado pela variante 4 do vírus da raiva, encontrada em morcegos insetívoros Tadarida brasiliensis. Provavelmente o felino se contaminou ao brincar ou tentar caçar o animal, quando acabou sendo mordido - daí a importância e não tocar nesses animais, caso sejam encontrados dentro e casa, no jardim ou quintal.

Antes de fazer a vacinação para animais, a Secretaria Municipal da Saúde deu acompanhamento à família onde vivia o gato. Seus quatro moradores foram imediatamente submetidos a tratamento contra a doença.


Morcegos

 Se você mora em regiões da cidade onde existem morcegos, preste atenção às seguintes informações:

1)  Qualquer espécie de morcego pode transmitir a raiva para o ser humano ou
  outro mamífero;
2)  As pessoas devem evitar o contato direto com morcegos vivos ou  mortos;
3)  Não se deve provocá-los e nem tentar capturá-los;
4)  Mantenha pessoas e animais afastados do ambiente ou local onde o  morcego se encontra;
5)  Caso entre em contato direto e/ou for mordido, deve-se procurar a unidade de saúde ou o centro de urgências médicas (CMUM) mais próximo para o tratamento adequado.
6)  Ao encontrar um morcego caído ou em situação incomum (durante o dia, caído no chão ou dentro de residências), deve-se ligar para o telefone 156;
7) Caso algum animal doméstico entre em contato com morcegos, deve-se manter o animal sob observação e avisar imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde, via 156, para as devidas providências.
8) Caso perceba alteração de comportamento ou morte do animal que teve contato com o morcego, avisar imediatamente a SMS pelo telefone 156.


Agressão por cão ou gato

Lesões causadas por um desses animais precisam de cuidados. Veja o quê e como fazer.


1)  Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
2)  Procurar com urgência a Unidade de Saúde ou Centro Médico de Urgências Médicas (CMUM) mais próximo;
3)  Não matar o animal e deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de raiva;
5)  Dar água e alimentar normalmente o animal, em local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas e animais;
 6)  Voltar imediatamente ao serviço de saúde onde você já foi atendido  se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento;
7) Nunca interromper o tratamento profilático sem determinação do serviço de saúde.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.