Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 7 de Janeiro de 2011

Prefeitura entregará mais 26 equipamentos em 2011

Mais 26 novos equipamentos públicos de saúde serão inaugurados em Curitiba até o final de 2011. Entre eles estão o Hospital Zilda Arns, um centro de especialidades odontológicas, quatro unidades de saúde e vinte Espaços Saúde – áreas de apoio terapêutico e múltiplo uso comunitário anexas às unidades de saúde para desafogar salas de espera e consultórios e tornar mais ágil o atendimento ao público. "As obras são a resposta da Prefeitura para o crescimento populacional e de suas demandas”, diz o prefeito Luciano Ducci.

Com quase 10 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Zilda Arns está entre os primeiros da lista de inaugurações previstas para o primeiro semestre. Situado no Pinheirinho, próximo à Rua da Cidadania, ele será referência em atenção hospitalar e pós-alta para idosos.

Além de internamentos, exames e cirurgias, o futuro serviço médico oferecerá suporte domiciliar de pacientes e cursos de educação continuada para o corpo clínico. Cuidadores de idosos profissionais e familiares poderão se inscrever em cursos específicos. “Estamos concluindo a obra e encaminhando a aquisição e instalação dos equipamentos e de toda a estrutura de apoio”, conta  a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.

CEO e unidades - Já o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – o terceiro da Prefeitura – funcionará nas proximidades do terminal de ônibus do Carmo, na Regional Boqueirão. A exemplo do que hoje acontece nos CEO Rosário, no Centro, e Sylvio Gevaerd, no Portão, o CEO Hauer oferecerá consultas especializadas aos pacientes encaminhados pelos dentistas das clínicas odontológicas das unidades de saúde de Curitiba.

Também entrarão em funcionamento as unidades de saúde Santa Amélia (Regional Portão), Barreirinha (Boa Vista) e São Braz (Santa Felicidade), que passarão a atender o público em instalações amplas e modernas. Além disso, a rede municipal de saúde passará a contar com a nova Unidade Abranches, perto da igreja do bairro. Como a nova unidade absorverá parte da população hoje usuária da Vila Diana, tornará o atendimento mais rápido também naquele local.

Apoio - Para melhorar o fluxo de atendimento dos pacientes e oferecer novas opções de apoio terapêutico e de ações de promoção em saúde, passarão a ter Espaços Saúde as unidades Bom Pastor, Pinheiros, Campina do Siqueira, Santa Quitéria, Tapajós, Tingui, Vila Feliz, Eucaliptos, Cândido Portinari, Irmã Tereza Araújo, Camargo, Pompéia, Fernando de Noronha, Aurora, Umbará, São João Del Rey, Uberaba de Cima, Vila Leonice, Nossa Senhora Aparecida e Maria Angélica.

Os Espaços Saúde são anexos de aproximadamente 60 metros quadrados onde acontecem as atividades de acompanhamento dos grupos de pacientes acompanhados em cada unidade. Entre eles estão gestantes, hipertensos, inscritos em atividades físicas e adolescentes. Eles também poderão ser usados, mediante agendamento, para eventos de interesse comunitário como as reuniões dos conselhos locais de saúde.

Atualmente, estão em funcionamento 27 Espaços Saúde que, até o final de 2001, serão 47. “As unidades de saúde ganham muito em qualidade de atendimento com essas instalações porque podem destinar suas salas às ações mais ligadas à atenção clínica”, explica a secretária.

Manutenção e ampliação - Hoje a rede municipal de saúde é formada por 135 equipamentos, além dos 27 Espaços Saúde já em funcionamento. Do total, 63 foram entregues durante a gestão Luciano Ducci, iniciada em 2005. Entre eles estão dezenove unidades de saúde, sete centros de urgências médicas, cinco centros de atenção psicossocial e um CEO.

Nesse período também aconteceram obras de reforma e revitalização de equipamentos antigos. Benfeitorias nas antigas unidades Parigot de Souza, Atuba, Vila Leonice, Santa Efigênia, Tarumã e Waldemar Monastie, assim como nos centros de especialidades Bairro Novo e Salgado Filho, também serão entregues em 2011.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.