Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 7 de Janeiro de 2011

Unidades de Saúde - Cuidados simples e gratuitos ajudam a ter vida saudável

Item infalível entre as metas de ano novo, ter boa saúde é um desejo que pode e deve ser realizado a partir de cuidados simples e disponíveis, sem custo, nas unidades públicas de saúde.
Manter em dia o calendário básico de vacinação, bem como o exame preventivo de câncer de colo de útero e de mama – esse último no caso das mulheres mais velhas ou que tem casos da doença na família - são algumas providências a serem tomadas para que as metas de ano novo não fiquem apenas o plano das boas intenções.
 A Secretaria Municipal da Saúde oferece vacinas para adultos e crianças. Para saber se as doses de todos os membros da família estão em dia, é importante ir até o serviço de saúde mais próximo de casa levando as carteiras de vacinação de cada um para avaliação.
"No caso das mulheres, elas podem aproveitar a oportunidade para fazer a coleta do preventivo e agendar a mamografia”, sugere a diretora do Centro de Informação da Secretaria Municipal da Saúde, Raquel Cubas.
 Além desses serviços, a rede municipal de saúde também está capacitada para ajudar quem precisa perder peso. Existem nas unidades de saúde grupos de atividades físicas e de reeducação alimentar com oficinas de alimentação saudável.
Esses grupos são orientados por nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e educadores físicos dos 29 Núcleos de Apoio em Atenção Primária à Saúde (Naaps) e que atuam a partir dos nove distritos da Secretaria Municipal da Saúde.
Raquel lembra que a alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos são aliados importantes da saúde e da qualidade de vida. “As pessoas têm que levar em consideração que ficar em dia com a balança não é apenas uma questão de beleza. Isso implica também prevenção ou, para quem já tem o problema, controle efetivo da hipertensão arterial e da diabete”, explica.
 Sem cigarro - As unidades de saúde também podem auxiliar quem fuma e sabe que precisa vencer o vício. Assim como pressão alta e diabete, o tabagismo favorece doenças crônicas que tendem a afetar os aparelhos circulatório e respiratório. Além disso, funciona como porta de entrada para outras drogas.
As equipes médicas e de enfermagem de todas as unidades estão capacitadas para fazer a orientação individual e acompanhar os pacientes empenhados em deixar o cigarro.
Além disso, em 37 delas funcionam grupos de apoio que fazem reuniões periódicas para quem não consegue deixar o cigarro apenas com o esforço individual. Além de apoio clínico e emocional, quando necessário os pacientes têm acesso a medicação de apoio.
Saúde Bucal - A ida ao dentista - para prevenir o aparecimento de doenças como cárie e até câncer ou tratar algum problema já instalado – também deve ser prioridade na agenda de ano novo de quem está comprometido com a saúde e qualidade de vida.
As unidades de atendimento da Prefeitura contam com clínicas odontológicas em condições de prestar atenção básica e, caso sejam necessários exames e consultas especializadas, os pacientes são encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.