Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 7 de Janeiro de 2011

Casa nova para famílias da Vila Pantanal

Começou o reassentamento de famílias que vivem em condições insalubres na Vila Pantanal, ocupação localizada no bairro Alto Boqueirão. Na manhã desta quarta-feira (5), a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) fez a mudança das primeiras 13 famílias beneficiadas com casas novas.

“Os moradores reassentados deixam uma situação de risco e vulnerabilidade extrema e passam a viver em imóveis seguros e regulares, fato que eleva a autoestima e os faz sentirem mais cidadãos”, diz o prefeito Luciano Ducci.

A Vila Pantanal é uma das 43 áreas irregulares da cidade onde a Cohab está executando projeto de urbanização e retirando famílias que moram nas margens de rios. A vila, com 768 domicílios, é uma das precárias ocupações de Curitiba, pois sua localização, próxima à Área de Preservação Ambiental (APA) do Iguaçu, impedia a execução de infraestrutura e melhorias no local.

Parte das famílias está vivendo em pontos de alagamentos e junto à faixa de preservação do rio. Elas estão sendo gradativamente transferidas para um novo loteamento implantando na própria área, em ponto onde não há restrições para uso habitacional nem perigo de inundação. As 13 famílias que mudaram hoje fazem parte de um total de 334 que serão contempladas com casa nova.

O critério para escolha das primeiras famílias a serem relocadas foi a localização de suas antigas moradias. Logo após a mudança, os casebres foram demolidos para abrir frente de obras. No local serão construídas mais unidades habitacionais.

As demais 434 famílias, que estão em locais que não oferecem riscos, receberão melhorias habitacionais e obras de urbanização no próprio local onde residem. As moradias que estão nestes pontos e são muito precárias receberão melhorias habitacionais como construção de módulos sanitários e paredes corta-fogo, substituição de cobertura, reforço de piso, pintura, instalação elétrica ou hidráulica.

As obras de urbanização incluem a execução de redes de água, energia elétrica, drenagem, organização do sistema viário e pavimentação. As obras têm custo global de R$ 10,1 milhões e estão sendo feitas com recursos do município e de financiamentos contratados junto ao programa PróMoradia, do governo federal, e Fonplata (organismo financeiro que atua nos países da bacia do rio da Prata, na América do Sul).

Sonho realizado - A vendedora Franciele Aparecida Alves, 21 anos, foi uma das contempladas com nova moradia. Ela recebeu uma casa de dois quartos, onde vai morar com os três filhos. “Guardei dinheiro e agora já vou mandar erguer o muro e fazer minha calçada. Quero a casa bem bonita e cuidada”, disse.

Moradora da ocupação desde 2002, ela relembra as dificuldades que enfrentou. “Na casa antiga era muito barro, quando chovia não tinha como sair de casa. O banheiro era com fossa, tinha bastante rato, inseto. Era uma vida bem sofrida. Agora é tudo novo”, afirma Franciele.

A cabeleireira Elessandra Barbosa, 30 anos, e o marido Célio Batista, 37, estão felizes com a realização do antigo sonho – uma moradia digna. Há seis anos o casal vive com os quatro filhos em uma frágil casa de madeira que não oferecia segurança à família.

Para ela o principal problema era a falta de saneamento. “É complicado viver em um lugar que não tem rede de esgoto. Prejudica a saúde das pessoas, fora o mau cheiro. Mas isso vai ficar no passado, estamos muito agradecidos. Esta obra está mudando a cara da vila, está ficando uma maravilha. Não teremos mais vergonha de dizer que moramos na Vila Pantanal”, destaca.

Outra que vai começar o ano de casa nova é a jovem Daiane Talevi Pontes, 24 anos. Ela é mãe da pequena Kaela, de 5 meses e casada com o metalúrgico Fábio Ferreira, 28. O casal veio do interior em 2009 em busca de melhores oportunidades de trabalho e acabaram na Vila Pantanal. A casa onde moravam era de madeira antiga. “A casa estava cheia de buracos, tinha goteira. Apareciam muitos ratos e principalmente mosquitos. Sempre tive medo por causa da menina. Agora é vida nova”, conta.
 
Histórico - A Vila Pantanal surgiu em um terreno da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), localizado junto à APA do rio Iguaçu e ao lado de um pátio de manobras de trens. O local hoje é administrado pela ALL (América Latina Logística), empresa que detém a concessão para operação da malha ferroviária do sul do país.

Em função da sua localização, a área tem restrições ambientais e de segurança para uso habitacional.

Os trilhos do trem funcionam como uma barreira física, impedindo a ligação com o restante do bairro.

Até recentemente, a ocupação não havia recebido nenhuma infra-estrutura e não tinha equipamentos comunitários. A partir de 2005, o perfil local começou a mudar, com a instalação de uma escola de 1° grau, uma creche e uma unidade de saúde dentro da área.

A instalação destes equipamentos estava prevista no projeto de urbanização e integra a contrapartida aos financiamentos concedidos ao município para a intervenção na área
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.