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Segunda, 10 de Janeiro de 2011

Curitiba disputa instalação de empresas de tecnologia

O diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Juraci Barbosa Sobrinho, recebeu nesta quinta-feira (6) a visita de representantes de duas empresas uma da Suécia e outra do México, fornecedoras de peças para a indústria automotiva. Alexandre Parker representou a Volvo do Brasil como a mediadora do encontro.
“A Agência é uma instituição muito importante pra Curitiba e para o Paraná por ser a porta de entrada dos investimentos a partir da vinda de muitas empresas para a cidade”, disse Parker. “A vinda dessas empresas fornecedoras para o Paraná faz parte também de um programa de nacionalização que a Volvo está fomentando, ainda que essas empresas forneçam peças para outras indústrias”, completou.

As empresas TREMEC, do México, e LEAX, da Suécia, enviaram representantes ao Brasil para escolha da cidade onde deverá ser a nova sede das fábricas e centros de prestadores serviços no país.

Roseli Rorstad e Odd Rorstad, da E.L.B. Brasil, representando o Grupo LEAX, e Lee Davis, representando a TREMEC Transmissions, foram recebidos pelo diretor-presidente da Agência Curitiba, Juraci Barbosa Sobrinho, pelo gestor do Núcleo Socioeconômico da Agência Curitiba, Antonio Guetter e pelos novos diretores Gilberto Camargo e Manoel Barcelos.

Curitiba saiu na frente entre outras capitais, entre elas Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo, na escolha da sede das empresas, segundo representantes dos grupos internacionais. A cidade escolhida deverá ser conhecida até o fim de janeiro.

Novos mercados - As duas empresas pretendem abrir novos mercados na área de tecnologia e fornecimento de peças para a indústria automotiva na América do Sul. “Consideramos o mercado do Brasil um dos maiores no mundo. Depois que abrirmos o mercado aqui, vamos estudar a índia, a partir de 2011”, disse Lee Davis, da empresa mexicana TREMEC.

Os empresários assistiram a uma apresentação sobre a cidade, com estatísticas do mercado de investimentos no Estado, focado na área de tecnologia, e receberam informações sobre indicadores econômicos.
“Nossa missão aqui no Brasil é encontrar o melhor ambiente para a instalação da fábrica sueca LEAX. O desejo do grupo é que as nossas instalações estejam perto dos nossos clientes para começarmos urgentemente a produção”, disse a representante da empresa, Roseli Rorstad.
“O prefeito Luciano Ducci não medirá esforços para contribuir com o desejo das empresas de instalarem-se na cidade. Daremos todo apoio necessário que estiver ao nosso alcance. Estamos avançando muito rápido na geração de empregos e renda”, afirmou Juraci Barbosa Sobrinho.
“Além dos programas de incentivo tributário e fiscal, ligados aos programas Tecnoparque e ISS Tecnológico, também estamos trabalhando junto ao setor imobiliário, na busca da melhor alternativa possível para tornar viável a vinda das empresas para Curitiba”, acrescentou Juraci Barbosa
Outro projeto que está em andamento e que despertou grande interesse das duas delegações foi o da construção do Pólo Logístico de Curitiba. A Prefeitura de Curitiba e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) firmaram, recentemente, um convênio para a elaboração do estudo Melhorias do Desenvolvimento Logístico da Cidade de Curitiba.

Curitiba será a primeira cidade do Brasil a fazer um estudo integrado de logística. O estudo começará a ser elaborado a partir de janeiro de 2011. A previsão é que a elaboração leve em torno de 20 meses (de 1 ano e meio a 2 anos). Depois de concluído, o documento irá sugerir as melhorias que podem ser implantadas na cidade, como por exemplo, centros de distribuição em alguns pontos para reduzir o trânsito de cargas.
"Com esse estudo vamos desenvolver um plano logístico para a cidade. Além de melhorar a circulação de caminhões poderemos identificar as demandas da cidade na área de transporte de cargas. Isso vai desenvolver nossa economia e proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas", disse o prefeito Luciano Ducci.

O estudo vai diagnosticar todo o transporte de carga que passa pela cidade e o fluxo de mercadorias que circula por Curitiba e região metropolitana. O projeto também prevê a implantação de medidores e indicadores para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O convênio pretende transformar Curitiba num modelo de logística urbana tanto para o Brasil quanto para a América Latina.

A infraestrutura de Curitiba, o planejamento urbano e a referência no transporte público credenciaram a cidade a receber o financiamento a fundo perdido de US$ 850 mil (cerca de R$ 1 milhão) do BID para o projeto. Em contrapartida, a Prefeitura vai investir mais US$ 210 mil (R$ 359 mil).

A Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A é a coordenadora do projeto. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) também vão participar da elaboração do estudo, além de especialistas do BID. "Uma logística melhor vai beneficiar as empresas que terão menos custos e gastarão menos tempo com transporte, com isso ficarão mais competitivas. Isso vai deixar Curitiba mais atraente para investimentos. Um plano de logística também irá diminuir os congestionamentos na cidade", considerou Juraci Barbosa Sobrinho, diretor-presidente da Agência Curitiba.

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