Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Terça, 18 de Maio de 2010

Rede de Proteção monitora violência a menores de 18 anos

Cerca de 12% dos casos de agressão notificados em 2009 pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência foram de natureza sexual. A informação é da coordenadora da organização na Secretaria Municipal da Saúde, pediatra Hedi Muraro, e se refere a vítimas residentes em Curitiba. O monitoramento desse tipo de violência é parte do trabalho da rede municipal, criada há 11 anos, e que hoje conta com 103 redes locais formadas por serviços de saúde e de ação social da Prefeitura, e entidades não-governamentais.

O trabalho baseia-se na identificação dos sinais de alerta para a violência. Para isso, a Prefeitura promove a capacitação constante dos profissionais de saúde, escolas, centros de educação infantil e de ação social - pessoas que podem ter contato com crianças e adolescentes de até 18 anos com marcas físicas ou psicológicas de violência física ou sexual. "Não se pode perder de vista que a agressão também pode se dar quando se é vítima de abandono ou negligência, o que pode acontecer ainda no ventre da mãe que não zela pela própria gestação", afirma a coordenadora da rede.

Ocorrências - A negligência responde por um número de notificações bem superior à da violência sexual. Enquanto 491 das 4190 notificações registradas no ano passado referem-se a casos suspeitos ou confirmados de agressão sexual em Curitiba, no mesmo período ocorreram 2886 situações de negligência. Isso representa 61% dos 4735 casos de todos os tipos de violência notificados ao Conselho Tutelar no período, entre vítimas residentes ou não na cidade. A violência fetal, que resume a falta de cuidado materno com o futuro bebê, rendeu 224 notificações - 4,8% do total.

Segundo a pedagoga Simone Cortiano, que atua junto à coordenação da Rede, a notificação ao Conselho Tutelar acontece em duas situações: imediatamente, quando o caso é grave e a vítima é encaminhada para atendimento hospitalar; ou após sucessivas tentativas, quando a situação não é de urgência mas o responsável pelo menor de idade ou nascituro não interrompe o comportamento prejudicial. É o caso da gestante que falta reiteradamente ao pré-natal ou da mãe que não aparece para vacinar ou medicar o filho, apesar dos insistentes alertas e visitas domiciliares das equipes das unidades de saúde. "Quando é possível resolver o problema sem prejuízo da criança, a falta é corrigida e o caso não precisa ser notificado. Do contrário, não temos outra alternativa", observa.

Nesse sentido, o programa de atenção materno-infantil Mãe Curitibana funciona como uma vacina contra a violência. Como sua base é o vínculo mãe-bebê, ele acaba prevenindo as faltas às consultas de pré-natal e despertando nas futuras mães o senso de responsabilidade sobre os filhos.  Ao mesmo tempo, o programa marca o início de todo o acompanhamento que a criança terá na unidade de saúde mais próxima de casa. Assim, qualquer alteração que perturbe esse desenvolvimento pode ser percebida e investigada a partir das equipes de atendimento. "Muito além de identificar, o objetivo da Rede é evitar que a criança vitimizada tone a ser vítima ou que outras passem pelo mesmo trauma", diz Hedi Muraro.

Cuidado - Entre as vantagens do trabalho da Rede também está o atendimento diferenciado às crianças e adolescentes. Em situações graves, a vítima é imediatamente encaminhada a um dos hospitais e referência. Além do atendimento clínico da vítima - por meio de exames, curativos e medicação - é lá que é feito todo o trabalho policial para apuração do caso. "A criança e o jovem são preservados desde o primeiro momento, não tendo mais necessidade de serem levados à delegacia e ao IML, como acontecia no passado", explica a coordenadora da Rede.

Quando as vítimas têm até 12 anos, o atendimento é feito nos Hospital pequeno Príncipe. As mais velhas vão para os hospitais de Clínicas ou Evangélico. Se a agressão é de natureza sexual, a vítima também é submetida a medidas de anticoncepção de emergência e de profilaxia para doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e hepatite do tipo B. Essa medidas, para serem eficientes, precisam ser tomadas até 72 horas após a agressão.

O atendimento é completado com acompanhamento psicológico no ambulatório instalado na Unidade de Saúde Mãe Curitibana ou atendimento psicossocial no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Cristo Rei.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.