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Quarta, 12 de Janeiro de 2011

Novo binário em Curitiba

O prefeito Luciano Ducci anunciou a instalação de um novo binário em Curitiba. O novo sistema viário, que será formado pelas ruas Jerônimo Durski e Gastão Câmara, entrará em obras em fevereiro com serviços de terraplanagem, pavimentação, sinalização e iluminação pública. “Este binário vai integrar a interligação que está sendo feita entre o Água Verde e o Bigorrilho, melhorando o trânsito em sete bairros da cidade”, disse o prefeito, durante visita ao local da obra, feita na terça-feira (11).

O novo binário vai se integrar aos binários da Euclides da Cunha/Desembargador Costa Carvalho e o da Júlia da Costa/Princesa Izabel, que está em obras. O sistema viário terá 1.665 metros, formado pela Gastão Câmara com Jerônimo Durski, entre as ruas Saldanha Marinho e a rápida Padre Agostinho. 

Nesta obra, a Prefeitura vai investir R$ 3,5 milhões, na recuperação de asfalto, implantação de galerias pluviais, construção de calçadas e novo paisagismo, além de iluminação pública.  “Esta obra deverá ser entregue no fim deste ano”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

Júlia da Costa - Na rua Júlia da Costa, o prefeito acompanhou o trabalho de retirada de asfalto deteriorado, colocação de galerias e construção de calçadas, que estão sendo feito entre as ruas Bruno Filgueira e a Jerônimo Durski. O custo do projeto de revitalização da Alameda Júlia da Costa é de R$ 4,7 milhões e envolve obras de drenagem, terraplanagem, pavimentação e iluminação; construção de calçadas com blocos de concreto intertravados (chamados paver) e uma faixa de grama; implantação de rampas para cadeirantes nas esquinas; sinalização horizontal e vertical e instalação de semáforos.

Para o aposentado Augusto Wolochyn, as obras de pavimentação da Julia da Costa melhoraram o bairro do Campina do Siqueira. “Esta foi a melhora mudança que fizeram no bairro, nos últimos 30 anos. Agora vai fica rmais rápido chegar ao centro da cidade”, disse. O aposentando também elogiou a qualidade do serviço da Prefeitura e das calçadas em construção.

Toaldo Túlio -  Depois da vistoria da Julia da Costa, Luciano Ducci foi para a rua Toaldo Túlio, onde a Secretaria de Obras Públicas está fazendo a revitalização, entre a BR-277 e a avenida Manoel Ribas. As equipes estão trabalhando na conclusão da pintura de pistas, além de retoques nas novas calçadas, ciclovias compartilhadas, paisagismo e sinalização.

A avenida Toaldo Túlio, que liga os bairros de Santa Felicidade e São Braz, está ganhando 9 quilômetros de novas calçadas com blocos de concreto intertravados (paver) e 4,5 quilômetros de ciclovia compartilhada - uma faixa de asfalto que acompanha o passeio, num dos lados da rua.

Na rua Toaldo Túlio, o prefeito determinou notificação dos imóveis que tiverem com suas calçadas danificadas. Na área recuo dos estabelecimentos comerciais, onde não houve e colocação da nova calçada pela Prefeitura, os fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo farão vistorias.

Para a proprietária do Estúdio Foto Rei, Rosemari Vaz, a revitalização é boa para os moradores e comerciantes da região. “A nossa empresa procurou uma loja maior na Toaldo Túlio, porque acreditamos que as melhorias vão atrair mais clientes”, disse.

Na revitalização, foi feita nova rede de drenagem; criação de áreas de remanso (recuos nas calçadas) para estacionamento de veículos; renovação da arborização e paisagismo; nova pavimentação, com a execução de serviços de fresa (retirada do pavimento antigo) e recape; sinalização horizontal (pintura de faixas no asfalto) e vertical (placas de orientação ao trânsito). O investimento na obra é de R$ 4,7 milhões, com recursos do município.   

Fredolin Wolf – Na rua Fredolin Wolf, o prefeito foi verificar o trabalho de implantação de galerias, terraplanagem e paisagismo. A revitalização da Fredolin Wolf tem um custo de R$ 17,9 milhões e utiliza recursos da Prefeitura e do programa Pró-Cidades (Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O projeto prevê que as calçadas serão feitas com lajotas de concreto nos dois lados, em toda a extensão da rua, com faixas de grama e plantio de 800 árvores. Nas esquinas, haverá rampa para acesso de cadeirantes e carrinhos de bebê e um dos lados terá ciclovia compartilhada com a área de passeio. Na última etapa de obras, será feita a sinalização horizontal (pintura de faixas no asfalto) e vertical (colocação de placas de orientação ao trânsito) e a instalação de semáforos e abrigos de ônibus.

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