Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 21 de Janeiro de 2011

CRAS - Hortas comunitárias promovem reinserção social

Terapia ocupacional, espaços sociais, novas amizades e reinserção social são os benefícios promovidos pelas hortas comunitárias urbanas, desenvolvidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
 “Programas que proporcionam a qualidade de vida têm que ser fortalecidos, são eles que fazem a diferença na vida das pessoas”, disse a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci.

Vera Maria Kruke Morteam é a coordenadora da horta do CRAS Vila Sandra, CIC, onde participam do projeto 18 famílias. “Eles plantam, eles colhem. Além de ser uma ocupação, é uma forma dessas famílias terem acesso a alimentos naturais”, disse a coordenadora.

Um exemplo de superação é Nelson Herder, 64 anos, que participa da horta há um ano. Com orgulho, ele conta que deixou a depressão e o alcoolismo. “O contato com a terra e a minha força de vontade me trouxeram a vida novamente”, declarou Herder. Quando ele entrou para o grupo eram apenas oito canteiros de hortaliças, hoje são quase 20.

Independente de problemas ou dificuldades pessoais, qualquer pessoa da comunidade pode
participar das hortas, basta vontade e disponibilidade de tempo.

Aposentado Gilson Pereira Rios, 51, preenche os seus dias sendo voluntário da horta da Extensão do CRAS Vila Verde. “Encontrei o meu espaço, gosto muito de lidar com a terra, sem falar nas amizades que fazemos. Aqui todos têm espaço para contar a história de sua vida”, destacou Rios.

A orientação técnica e os insumos das hortas são cedidos pela Secretaria Municipal de Abastecimento. “O principal não é a produtividade, mas o equilíbrio interior e a troca de experiências, que é muito grande", afirma o gerente da Unidade de Agricultura Urbana, Mario Kunio Takashina.

Assim como os CRAS, outros grupos formalizados também podem solicitar este acompanhamento e orientação técnica. Basta protocolar o pedido em uma das nove nas regionais de Curitiba, que técnicos são encaminhados para uma visita de avaliação no local escolhido.

Serviço
Consulte o endereço das regionais pelo site da Prefeitura: WWW.curitiba.pr.gov.br.
Clique no ícone Secretarias e Órgãos e depois no link Regionais.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.