Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 21 de Maio de 2010

Hospital do Idoso terá sistema inédito de controle de acesso

O Hospital do Idoso Zilda Arns, da Prefeitura de Curitiba, será o primeiro estabelecimento do gênero na cidade a ter controle eletrônico de acesso em todos os seus setores. A informação foi dada pela secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, aos conselheiros municipais de Saúde e do Idoso, que visitaram as instalações do futuro hospital, nesta quinta-feira (20), para acompanhar o andamento da construção. O hospital está em fase de conclusão de obras e será inaugurado no primeiro trimestre de 2011.
 
O monitoramento do acesso desde a entrada e em cada setor, explicou a secretária, visa a segurança geral de pacientes, profissionais de saúde, visitantes e de próprio hospital. Para circular pelo hospital, todas as pessoas receberão um crachá eletrônico que possibilitará o ingresso e a saída de acordo com a finalidade de cada pessoa, em cada dependência ou setor. Hospitais como Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo, já contam com essa tecnologia.
 
Além disso, Eliane disse que o novo serviço de saúde se valerá também de outras duas inovações importantes do ponto de vista ambiental: o aquecimento da água com o uso da energia solar e a instalação de equipamento de raio X digital, que dispensa o uso de produtos químicos e, assim não gera esse tipo de resíduo.  

Os conselheiros ficaram bem impressionados com a proposta de atuação do hospital, que oferecerá 141 leitos distribuídos em enfermarias, área de emergência, unidades de terapia intensiva (UTI), de cuidados intermediários (UCI) e isolamento, além de centro de diagnóstico por imagem, centro cirúrgico, consultórios, área de apoio para as equipes e atendimento domiciliar, farmácia, salas de fisioterapia e estar, solário, auditório, biblioteca, salas de aula, lanchonete e capela ecumênica, distribuídos por aproximadamente 10 mil metros de área construída.

O objetivo dessas instalações é oferecer, além da assistência hospitalar do paciente e assistência para acompanhantes e visitantes, todo o apoio e treinamento dos cuidadores familiares e profissionais para o eu manejo em casa. A idéia é que, depois da alta, o paciente só precise retornar ao hospital em casos em que realmente não seja possível o suporte do idoso em casa. "Com isso estaremos, ao mesmo tempo, humanizando o tratamento do idoso e trabalhando para que os novos leitos que ele vai oferecer estejam disponíveis para quem realmente precise ser internado", explicou a Secretária.

Para o presidente da Comissão do Idoso do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo Freitas Barbieri, o futuro hospital representa "um salto fantástico" para a política integrada de atenção ao idoso. A opinião é compartilhada pela representante do Conselho Regional de Serviço Social no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Lucília Pereira. "É uma forma totalmente nova de lidar com as necessidades com o idoso", definiu.

O Hospital do Idoso Zilda Arns está sendo construído no Pinheirinho, na esquina das ruas Lothario Boutin com via rápida Pinheirinho/Centro, próximo à Rua da Cidadania da região.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.