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Terça, 8 de Fevereiro de 2011

Ano letivo 2011 - Educação orienta os pais para a volta às aulas

A volta às aulas nas 179 escolas e nos 171 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) está marcada para esta quarta-feira (9). A Secretaria Municipal da Educação orienta os pais a prepararem os filhos antes do início das atividades, para tornar o momento tranquilo.

"A adaptação ou readaptação do estudante não se faz somente no primeiro dia de aula", diz a diretora do departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Maria José Ripol Diniz Serenato.

A primeira sugestão é conversar com a criança ou o adolescente sobre a importância da escola como instituição de ensino. Os pais devem valorizar a unidade e o saber que professores e educadores vão transmitir.

"Eles devem mostrar o quanto a escola é importante para que as crianças aprendam e tenham um bom futuro. Frases como 'quem sabe mais vai mais longe' são motivadoras", conta Maria José.

Outra dica para o retorno à rotina escolar é acertar o relógio biológico. É importante não acordar muito tarde durante as férias. Mas se não foi possível, basta reorganizar os horários de despertar, almoçar e dormir dias antes da volta às aulas. Dormir bem é essencial para o bom desempenho escolar. 

No caminho para a escola, o clima deve ser agradável. É importante conseguir acordar com antecedência para poder se vestir, escovar os dentes e para que a família não precise sair de casa com pressa.

Levar a criança até a porta da escola também é uma das sugestões. Os pais podem, eventualmente, aproveitar para visitar o local e conhecer a rotina dos filhos na unidade, mas é fundamental mostrar confiança na escola e perceber que aquele espaço é do estudante. "É preciso soltar da mão da criança e fazer com que ela veja que, ali, o profissional da educação será o responsável por ela".

Economia no material escolar

As escolas da rede municipal de ensino são orientadas a formular uma lista de materiais sem exorbitâncias. Na hora de comprá-los, os pais devem estar atentos, pois perto da volta às aulas, os preços sobem. A recomendação para economizar é pesquisar preços e investir somente no básico.

"Evite itens da moda, com perfume ou enfeitados com bonecos e heróis dos desenhos, além de serem mais caros, eles distraem as crianças. O foco deve ser a qualidade e a função do objeto", afirma Maria José. Aproveitar o que sobrou do ano anterior também é uma boa maneira de economizar.

As mochilas devem ser práticas, de fácil higienização, leves e de acordo com o tamanho da criança, para não prejudicar a postura.

Orientação nas creches

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que atendem crianças de zero a cinco anos de idade em berçário, maternal e pré-escola, as primeiras orientações são feitas bem antes do início das aulas. A diretora do departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça, explica que o trabalho começa já no período de matrículas.
Na ocasião, os pais conhecem a estrutura física dos CMEIs, as salas de atendimento, espaços de lazer, de amamentação. Também são orientados sobre o cardápio que será oferecido aos filhos, o trabalho das educadoras e dos professores e os projetos pedagógicos.

“Para que a criança se sinta bem, os responsáveis também precisam ter segurança. Essa conversa é o primeiro passo para formar uma relação de confiança entre os pais e a escola”, diz Ida.

O período de adaptação ou readaptação das crianças no CMEI será flexível. "Nos primeiros dias, recomenda-se que elas permaneçam nas unidades de duas a três horas diárias, esse tempo vai gradativamente aumentando conforme a adaptação de cada uma”.

PREPARATIVOS

- Valorizar a escola
 
- Estabelecer o hábito de rotina organizada para criança e no adolescente, respeitando os horários de refeição e de sono.

- Na hora de comprar material escolar, pesquisar preços, comprar somente a quantidade necessária e evitar itens da moda, que são mais caros.

- Levar a criança até o portão da escola e não deixá-la esperando na volta para a casa.

- Prestigiar os eventos e festas comemorativas da escola como forma de valorizar o espaço de estudo dos filhos.

- Incentivar a leitura. Leve seu filho a bibliotecas ou aos Faróis do Saber. 
 
- Estimular a criança a ler em voz alta. Mesmo que ela não saiba ler com fluência, dar um livro em sua mão e a estimular a contar a história.
 
- Limitar o tempo que a criança passa em frente à televisão e selecionar a programação que ela pode assistir. 
 
NAS CRECHES

- A adaptação deve ser flexível e o melhor é que a criança não fique o dia inteiro na creche na primeira semana.

- A ida do bebê para a creche não precisa ser motivo para sofrimento. Caso ele tenha algum irmão, primo ou amigo que estude na mesma unidade, poderá ter um tempo para brincarem juntos.

- As educadoras são orientadas para bem acolher as crianças e as atividades pedagógicas são realizadas com base na adaptação. Juntos, irão conhecer todos os espaços da creche, os brinquedos e os livros.

 - A mãe, pai ou responsável devem conversar com a criança. Mesmo que ele ainda não fale, é bom explicar que não está sendo abandonado, que voltará mais tarde para pegá-lo.
 
- As crianças das creches da Prefeitura dividem o dia em várias atividades: brincadeiras, refeições, soninho, leitura. Com o tempo, passam a ter menos insegurança, pois a rotina diminui a ansiedade.

- Ir para creche não é motivo para abandonar o leite materno. As mães podem chegar a qualquer hora do dia para amamentar os bebês no local. Ou, então, podem levar o leite tirado em ordenha manual.

- Os pais devem reservar um tempo para brincar com a criança em casa, depois da creche, para que ela se sinta bem acolhida.

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