Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sábado, 17 de Abril de 2010

Prefeitura lança novas ações do programa Saúde da Voz

Nesta sexta-feira (16) - data que se comemora o Dia Internacional da Voz - a Prefeitura de Curitiba lançou as atividades do Programa Saúde Vocal em 2010. A abertura dos trabalhos foi com um grupo de 360 diretoras de escolas, centros municipais de educação infantil (Cmeis) e centros de atendimentos especializados (Cmaes), no Salão de Atos do Parque Barigui. Pioneiro no país, o programa Saúde Vocal serve para a prevenção, tratamento e recuperação das doenças vocais dos servidores municipais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho.

O programa é uma parceria entre as secretarias municipais da Educação, de Recursos Humanos e Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Para este ano, a Previsão do Núcleo de Recursos Humanos na Secretaria Municipal da Educação, que coordena as atividades do programa, é que mais dois mil servidores participem do programa. As ações do Saúde Vocal vão desde exames médicos ocupacionais até o encaminhamento e acompanhamento de tratamentos especializados.

"Esta é uma parceria bem sucedida que faz com que Curitiba sirva como referencial nos cuidados aos seus servidores. Trabalhar na orientação e formação de práticas sistemáticas de cuidados com a voz tem garantido aos nossos servidores mais qualidade de vida, melhores condições de trabalho, além de um melhor resultado pedagógico junto aos estudantes", disse o secretário municipal de Recursos Humanos, Paulo Schmidt.

Desenvolvido na Prefeitura de Curitiba há 12 anos, o programa já atendeu a mais de 30 mil servidores. Entre os principais resultados das ações está a redução de 80% dos afastamentos em sala de aula por motivo vocal.  Além de professores e educadores, também participam do programa telefonistas e orientadores.

Para a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato, as ações que cuidam da saúde da voz dos profissionais do ensino têm interferido positivamente na qualidade de aprendizagem dos estudantes. "O programa orienta para uma série de medidas que não podem ser abandonadas no dia-a-dia de nossos profissionais. Neste sentido, as gestoras de unidades devem mobilizar e despertar nas suas equipes a efetivação de ações que são muito simples, mas que fazem a diferença para a saúde da voz", disse Eleonora.

A importância dos cuidados com a voz dos servidores do magistério municipal fez com que a Prefeitura incluísse no processo admissional dos servidores treinamento específico para que tem a voz com instrumento de trabalho. O início das atividades de 2010 com as chefias serviu para apresentação das ações e para sensibilizá-las a girem como coadjuvantes na proposta de prevenção de doenças da voz.

Durante o lançamento do programa, o diretor do departamento de saúde ocupacional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Edvar Daniel, apresentou as fases e os resultados alcançados no programa.  O grupo também participou de um treinamento fonoaldiológico com o especialista em voz e mestre em educação, Francisco Pletsch.

 

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.