Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 17 de Fevereiro de 2011

Políticas públicas ganham reconhecimento internacional

O ano de 2010 foi de grandes conquistas e reconhecimentos internacionais para Curitiba. Nos Estados Unidos, a cidade foi premiada como exemplo de Transporte Sustentável pela obra da Linha Verde. Depois, ganhou o prêmio de cidade mais sustentável do mundo, entregue na Suécia.

No México, Curitiba levou o primeiro lugar no Índice de Cidades Verdes da América Latina. A capital paranaense também foi apontada pela revista Forbes como terceira cidade “mais esperta” do mundo.

Para o prefeito Luciano Ducci, mais importante que os prêmios é o reconhecimento de a cidade está no caminho certo na busca por melhores condições de vida para os moradores. “Dividimos estas conquistas com toda a população da cidade. Também são reconhecimentos ao excelente trabalho oferecido pelos servidores municipais. São resultados que nos dão muito orgulho”, afirma o prefeito.

Internacionais - As conquistas de Curitiba em 2010 começaram em janeiro. A cidade foi premiada como exemplo de Transporte Sustentável pela obra da Linha Verde.

A cerimônia de premiação aconteceu em Washington, nos Estados Unidos. O prêmio é oferecido anualmente aos melhores projetos de transporte público do mundo, pelo Instituto de Transporte e Desenvolvimento de Políticas e por uma comissão de mais oito instituições internacionais, entre elas, o Centro da ONU para Desenvolvimento Regional.

Três meses mais tarde, em abril, Curitiba foi novamente reconhecida pela comunidade internacional. Desta vez, o município conquistou o prêmio Globe Award Sustainable City, que elege a cidade mais sustentável do mundo a cada ano. A premiação é organizada pelo Globe Forum, da Suécia, e foi entregue no Museu Nórdico de Estocolmo.

"É um reconhecimento que deve ser estendido a cada morador que contribui para tornar a Curitiba uma cidade sustentável. O prêmio aumenta a nossa responsabilidade em planejar e implantar ações que integrem o meio ambiente ao desenvolvimento urbano e social", disse o prefeito Luciano Ducci. A eleição de Curitiba foi unanimidade entre os jurados.

Em novembro, mais um prêmio relacionado à área ambiental. Na Cidade do México, durante a Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima, Curitiba ficou em primeiro lugar no Latin America Green City Index (Índice de Cidades Verdes da América Latina). O índice foi feito pela Siemens e pelo grupo da revista inglesa The Economist, para apontar as cidades mais ambientalmente sustentáveis do continente.

Ainda em 2010, Curitiba foi apontada pela revista Forbes como terceira cidade “mais esperta” do mundo. De acordo com a revista norte-americana, esperta é a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico.

Nos primeiros lugares ficaram Cingapura e Hong Kong. O sistema curitibano de transporte coletivo foi citado pela revista como sendo inovador. As estratégias de desenvolvimento econômico foram classificadas como equilibradas.

Nacional - Em território nacional, o ano passado também foi de conquistas para nossa cidade. Pela terceira vez consecutiva, Curitiba teve o melhor desempenho entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação criado para medir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas. Curitiba obteve índice de 5,7 na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série).

Além disso, a Região Metropolitana de Curitiba registrou a menor taxa de desemprego entre todas as regiões metropolitanas do país (2,8% contra a média nacional de 5,3%).

Segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), Curitiba foi a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento social de 2010. A capital paranaense obteve no estudo índice de 0,8687, que é considerado um alto índice de desenvolvimento.

O IFDM é um indicador social parecido com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O IFDM vai de 0 a 1, e quanto mais próximo de um, mais evoluído. A partir de 0,8 é considerado como alto índice de desenvolvimento.

Em dezembro, pesquisa da Embratur colocou Curitiba na 3.ª posição no ranking das cidades brasileiras com melhor infraestrutura para turismo de negócios e eventos, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
 

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.