Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 21 de Fevereiro de 2011

Curitiba participa de conferência internacional na Espanha sobre Educação Superior

A Prefeitura de Curitiba participou da Conferência Internacional sobre Educação Superior e do Desenvolvimento Regional e Local em Sevilha, na Espanha, neste mês, organizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e governo da Andaluzia.
Especialistas em educação de vários países participaram do encontro para discutir questões relacionadas à universidade, ao desenvolvimento regional, inovação, capacitação e aperfeiçoamento de capital humano, pesquisas, educação profissional e ambiente dos setores produtivos.
Curitiba foi a única cidade brasileira a participar do evento. Gilberto Camargo, diretor-técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, levou à Espanha experiências da Prefeitura de Curitiba na promoção dos programas de desenvolvimento local sustentável.
“A Prefeitura de Curitiba já tem a filosofia de aproximar as instituições e os setores público e privado das academias de ensino. Fomos convidados a levar os exemplos práticos de ações municipais e de que maneira trabalhamos na área de desenvolvimento econômico local e na articulação do setor público com as instituições de ensino respondendo aos interesses da população de cada localidade” destacou Gilberto Camargo.
Ele destacou questões fundamentais no desenvolvimento e aperfeiçoamento de capital humano. “É necessário unir esforços para aproximar os entes acadêmicos aos interesses dos segmentos produtivos em busca do desenvolvimento científico e tecnológico e do aumento dos níveis de emprego e qualificação profissional. As academias não podem estar isoladas desse desenvolvimento”, afirmou Camargo.
Paralelo à conferência, na Universidade de Sevilla, aconteceram sessões plenárias e discussões sobre o papel do ensino superior no desenvolvimento regional e local e mobilização das instituições de ensino superior (IES) para o seu desenvolvimento econômico, social e cultural.
O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, abordou no encontro a interação entre universidade, instituições do setor produtivo e cidadãos. O reitor destacou o papel da UFPR nos esforços de internacionalização do Paraná.
Segundo o secretário geral da OCDE, Aart de Geus, no contexto da crise global financeira e econômica, o objetivo da OCDE, que atualmente atua em mais de 30 países, é mobilizar as instituições de ensino superior para contribuírem no desenvolvimento econômico, social e cultural das cidades.
“É preciso ampliar as discussões e as formas de aprimorar debates a partir de temas e propostas referentes à vida dos cidadãos, à administração das cidades e das instituições de ensino superior”, afirmou o professor titular do Departamento de Economia da UPFR Cássio Rolim, que é coordenador da OCDE.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.