Quarta, 26 de Maio de 2010
Os bons resultados que a Prefeitura de Curitiba tem obtido na gestão de compras, no controle da frota oficial e da inspeção veicular, e das despesas com telefonia, água e luz, atraíram a atenção do município de Serra (ES).
Detalhes sobre o funcionamento dessas áreas estão sendo tratados nesta terça-feira (25) entre o Secretário Municipal de Administração de Curitiba, Aldair Petry, equipe de diretores e a secretária de Administração e Recursos Humanos de Serra, Maria de Nazareth Motta Liberato e a subsecretária Maria Aparecida Brisck Maciel, da Prefeitura de Serra.
O secretário Aldair Petry mostra que a mudança de métodos de gestão em Curitiba tornou possível compatibilizar eficiência e economia na prestação daqueles serviços. Citou alguns exemplos. Mais de 95% das licitações municipais são feitas eletronicamente pelo e-Compras Curitiba.
Competição entre fornecedores aumentou com novas normas sobre qualificação das empresas. Com solicitação de serviços de água e esgoto, energia elétrica, telefonia fixa e móvel 100% on-line, o atendimento às Secretarias ficou 10 dias mais rápido. Redução de custos e da poluição no uso dos veículos oficiais; redução nos custos (30%) e no tempo médio (baixou de 30 para 5 dias) dos consertos da frota.
Conhecer de perto experiência e organização de Curitiba tem importante significado para o município de Serra, de 420 mil habitantes, localizado na Grande Vitória (capital do Espírito Santo), destaca a Secretária Maria de Nazareth. "Estamos preocupados em modernizar a máquina da Prefeitura e nos esforçamos para otimizar ao máximo os nossos recursos. Curitiba é bom exemplo dessas conquistas", afirmou.