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Segunda, 28 de Fevereiro de 2011

Extensão da Linha Verde Sul será no segundo semestre

As obras de extensão da Linha Verde Sul, entre Curitiba e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana, devem começar no segundo semestre deste ano. A previsão foi anunciada, nesta segunda-feira, 28, durante reunião do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, com representantes da ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), concessionária OHL e Governo do Estado.

A aprovação do Projeto Executivo e o início das obras dependem do licenciamento ambiental por parte do Ibama, “processo que se encontra em andamento”, adiantou Luciano.

“A obra prevê canaleta exclusiva para ônibus, viadutos, pontes, novas trincheiras. OHL fará obra. E a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) fica com integração do transporte coletivo”, completou o prefeito.

Brasília - Nesta terça-feira, 1º de março, o prefeito de Curitiba estará em Brasília para tratar da questão e de outros assuntos relativos à melhoria do sistema viário da cidade. “Vou buscar a agilização deste processo junto ao Ibama com o apoio da bancada federal”, disse Luciano

“São obras importantes para Curitiba e para as cidades vizinhas que se encaixam nas intervenções viárias previstas para a Copa do Mundo e que vão mudar a realidade de quem hoje enfrenta muita dificuldade para chegar a Fazenda Rio Grande e Mandirituba”, completou.

Licença ambiental - O superintendente da ANTT, Mário Mondolfo, informou que falta apenas o licenciamento ambiental para os inícios dos trabalhos na duplicação do trecho sul da BR-116. “O projeto foi estruturado de forma a viabilizar a Linha Verde e a atender as demandas das prefeituras da região. Uma vez o licenciamento ambiental concedido as obras devem começar. Isso deve ocorrer no segundo semestre”, previu.

A intervenção no trecho da BR-116 para além dos limites de Curitiba, sob concessão da OHL, prevê a reserva de área para a linha exclusiva de transporte num trecho de 11,8 quilômetros até Fazenda Rio Grande e a duplicação da rodovia prosseguindo até o município de Mandirituba.

Trincheira - Segundo o prefeito de Curitiba, as discussões em torno da duplicação da rodovia e da extensão da Linha Verde para a RMC marcam a continuidade de um processo consolidado há duas semanas quando assinou com a ANTT e a OHL convênio para a construção da trincheira em frente a Ceasa.

A obra está orçada em R$ 29,5 milhões, na qual a Prefeitura será a responsável pelo investimento de R$ 13,5 milhões na construção das alças de acesso à rodovia e a OHL por 15,8 milhões para a execução da trincheira.

Em um mês a OHL deverá iniciar as obras para melhorar o fluxo de veículos no trecho em que a BR encontra o acesso à Vila Pompéia, área considerada crítica.

Segurança - De acordo com Mário Mondolfo, da ANTT, para melhorar o trânsito na região, hoje sinalizada por semáforos, a concessionária irá fazer a adequação viária no local de forma que os veículos que venham do interior não precisem parar nos semáforos. “Trata-se de uma ação emergencial no local que irá contar futuramente com um viaduto, dentro das obras previstas na duplicação da rodovia”, explicou. 

O diretor técnico da OHL Brasil, Paulo Pacheco Fernandes, ressaltou que a duplicação da rodovia somada à extensão da Linha Verde irá trazer segurança e reduzir os acidentes na região. “A duplicação e o sistema de transporte em pista exclusiva irá melhorar a eficiência dos deslocamentos diminuindo o tempo de viagem e beneficiando os habitantes de Curitiba e região”, disse.

Integração - Para o prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco Luis dos Santos, a obra irá por um fim nos “gargalos” que hoje congestionam a rodovia. “A trincheira em frente a Ceasa e as novas travessias previstas irão integrar de maneira mais efetiva Fazenda Rio Grande e Curitiba aproximando cada vez mais os habitantes das duas cidades”, disse.

“Além disso, a obra irá possibilitar o desenvolvimento econômico da região pela atração de novos investimentos. O apoio e o empenho do prefeito Luciano Ducci tem sido se fundamental importância pra tornar a integração metropolitana realidade para o benefício de nossa população”, observou.

O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) ressaltou que a duplicação da rodovia é uma luta antiga e que a ligação entre Curitiba e Fazenda Rio Grande por um sistema de transporte mais seguro. “A integração de transporte existe, mas atualmente o tráfego dos ônibus em meio aos caminhões representa grande perigo aos usuários”, disse.

“Um morador de Fazenda Rio Grande leva hoje em média uma hora para chegar a Capital. Com o novo sistema fará o percurso em 15 minutos e com segurança”, salientou.

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