Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 26 de Maio de 2010

Moradores aprovam obras do binário Chile-Guabirotuba

A Prefeitura de Curitiba deu início às obras do binário Chile-Guabirotuba, que vai facilitar o trânsito entre cinco bairros da cidade: Água Verde, Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças. A nova ligação viária vai beneficiar 87 mil moradores destas regiões. O trabalho agradou aos moradores que acompanharam o primeiro dia de obra do binário. "Esta é uma obra importante para os cinco bairros e para a cidade toda, pois vai melhorar a mobilidade urbana, valorizar os imóveis da região, e dar mais segurança aos motoristas e pedestres. Também é uma importante ligação para a cidade", disse o prefeito Luciano Ducci.

Para Dirce dos Santos Gonçalves, do minimercado Torres, a obra trará mais segurança para os moradores. "Esta obra vai desafogar o trânsito. Outra vantagem são as calçadas que vão permitir que nossos filhos andem seguros pelo bairro", disse.
 
Outra comerciante que aprovou a obra foi Roseli Retzlaff, proprietária de uma loja de material de construção. Para Roseli, a obra vai valorizar os imóveis da região e também valorizar a Vila das Torres. "A gente terá maior visibilidade e as pessoas vão ver os moradores da Vila das Torres com outros olhos. É mais dignidade para nós todos", afirmou.

A dona de casa Amélia Antônio considera que a obra também trará mais segurança. "Uma rua importante no meio do bairro vai atrair mais negócio para o bairro. As ruas também ficarão mais iluminadas dando mais segurança de caminhar de noite", afirmou.

O binário envolve as ruas Guabirotuba, Chile, Alberto Twardowski e Pergentina Silva Soares. As equipes começaram o trabalho pela rua Chile, onde estão ampliando a pista. Também vão fazer melhorias na rua Pergentina Silva Soares. Nas próximas duas semanas, o trabalho se concentrará no preparo destas ruas, por onde cruzará a trincheira, sob a avenida Comendador Franco. Neste período, a Copel concluíra o trabalho de elevação das linhas de alta tensão. Somente em junho, o trânsito na região será interrompido.

Durante os 10 meses previstos para os trabalhos, haverá obras em uma extensão total de 2.852 metros. Serão feitas obras de drenagem, pavimentação, passeio, paisagismo, iluminação e sinalização, além da trincheira sob a Comendador Franco. Esta trincheira vai permitir a ligação da rua Pergentina Silva Soares. Também serão construídas uma ponte sobre o Rio Belém, próxima da rua Josefina Zanier, e uma galeria entre as ruas Imaculada Conceição e Iapó.

Em junho as equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas vão construir acessos para a implantação de desvios necessários para a construção de uma trincheira sob a avenida Comendador Franco. No local da obra, a avenida Comendador terá duas pistas bloqueadas e quatro pistas livres para a circulação.

As ruas que farão parte do binário Chile e Guabirotuba têm mão dupla. Em 2011, quando todo o trabalho estiver concluído, o binário funcionará no sentido bairro-centro desde a rua Alberto Twardowski, entrando pela rua Pergentina Silva Soares, passando sob a nova trincheira e chegando à Chile até próximo do Teatro Paiol. Neste ponto, o motorista poderá seguir pelo trecho do binário Chile que já está implantado ou virar à direita na Conselheiro Laurindo. Neste trecho, as ruas terão sentido único do Jardim Botânico para o Prado Velho.

No sentido Centro-bairro, o Binário Chile funcionará desde o cruzamento da rua Guabirotuba com a Conselheiro Laurindo, cruzando a avenida Comendador Franco até o início da rua Alberto Twardowski, no prolongamento da Guabirotuba (próximo ao Cietep). Também em sentido único, a Guabirotuba funcionará do Prado Velho em direção ao Jardim Botânico.

O binário Chile-Guabirotuba se interligará ao binário existente, formado pelas ruas Chile e Conselheiro Dantas. No futuro, quando implantada a trincheira da Gustavo Rattman e também o binário Agamenon Magalhães - Roberto Cichon (que integra a Linha Verde Norte), este conjunto de obras consolidará uma importante ligação viária entre as regiões leste e oeste da cidade.

Binário Chile-Guabirotuba

Investimento:  R$ 9.144.668,13
Extensão: 2.582 metros
Bairros beneficiados: Água Verde, Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.