Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 26 de Maio de 2010

Craques da Seleção contam histórias das Copas e dos títulos do Brasil

Uma parte da história de todas as Copas do Mundo, desde 1930, com destaque para os cinco títulos mundiais conquistados pelo Brasil: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, foi contada por cinco campeões com a Seleção Brasileira na noite desta segunda-feira (24) em Curitiba, na abertura da exposição "A Pátria de Chuteiras", no Memorial de Curitiba. A exposição ficará aberta até 18 de julho.

Lado a lado, em entrevista coletiva, os craques que fizeram a história do futebol brasileiro até o pentacampeonato mundial - o goleiro Félix, campeão em 70, os pontas-esquerdas Pepe, campeão em 58 e 62, e Edu, campeão em 70, o zagueiro Márcio Santos, campeão em 94, e o lateral-direito Cafu, campeão em 94 e 2002, falaram sobre as conquistas, bastidores das concentrações e analisaram a Seleção Brasileira comandada por Dunga.

Luciano Ducci e Cafu abrem exposição com camisas históricas de todas as Copas do Mundo

Vários jornalistas que estão acompanhando o treinamento que a Seleção faz no CT do Caju, do Atlético Paranaense, em preparação à Copa, participaram da coletiva de imprensa com os cinco ex-campeões mundiais. Os craques de 58, 62 e 70 afirmaram que não é possível comparar o futebol daquela época, definido por muitos como "futebol arte", com o praticado atualmente pela Seleção de Dunga e por praticamente todas as grandes equipes mundiais do momento.

"São tempos diferentes. Hoje se premia mais o resultado, ainda mais em Copa do Mundo. O Brasil está bem. Não é aquele futebol arte, mas é um futebol que faz gols e traz resultados", afirmou Edu .

Cafu lembrou que o time comandado por Dunga ganhou a Copa América, Copa das Confederações e classificou o Brasil para Copa sem sustos nas Eliminatórias, em primeiro lugar. "Dunga manteve o que deu certo nesses últimos três anos", afirmou o lateral-direito que levantou a taça de campeão mundial na Ásia, em 2002. A camisa que ele usou na final e que escreveu -100% Jardim Irene - está exposta no Memorial de Curitiba.

Para Márcio Santos, Dunga é um vencedor tanto como jogador quanto como treinador. "Ele conhece bem os jogadores que convocou e confia neles", disse.

Pepe e Félix destacaram valores individuais da atual Seleção. "Aposto muito no Luis Fabiano, ele é um artilheiro, jogador experiente. Acho que vai fazer uma excelente Copa", disse Pepe. O ex-ponta-esquerda também citou o atacante Robinho, que "está em ótima fase". Para o ex-goleiro Félix, Júlio Cesar é um dos melhores goleiros do mundo atualmente.  

Pressão - Márcio Santos contou sobre a pressão por título que a Seleção vivia em 1994, pois desde 70 o Brasil não conquistava uma Copa do Mundo. Isso fez com que a equipe se unisse ainda mais para sagrar-se campeã nos Estados Unidos.

A final contra a Itália foi vencida nos pênaltis, após Roberto Baggio chutar para fora, por cima do gol de Taffarel. O ex-zagueiro afirmou que os horários dos jogos, ao meio-dia, eram bastante desgastante para os jogadores em razão do forte calor. "Depois daquele título as Seleções seguintes jogaram sem tanta pressão" , disse.

Como motivo principal para as cinco conquistas mundiais, cada campeão foi unânime em afirmar que a união dos grupos foi essencial. Os cinco ex-jogadores também disseram que a atual Seleção de Dunga também tem essa marca. Um bom presságio para a África do Sul.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.