Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 11 de Março de 2011

Conselho defende isenção de impostos para obras do metrô

Os integrantes do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) defenderam nesta sexta-feira (11) a iniciativa da Prefeitura de Curitiba de trabalhar pela isenção de impostos para as obras da Linha Azul do metrô, como forma de reduzir custos. O Concitiba aprovou uma moção de apoio à iniciativa durante apresentação do projeto do metrô, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

A moção de apoio aprovada por unanimidade pelos conselheiros do Concitiba será entregue ao governador do Estado, Beto Richa. O governador já determinou que sejam feitos estudos no sentido de que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não impacte nas obras do novo sistema de transporte.

No documento, foi ressaltada a importância da isenção de tributos para a conquista dos recursos federais disponíveis no PAC da Mobilidade. São destacados também os benefícios do projeto, entre eles a melhoria na mobilidade urbana, redução nos tempos de viagem, ganhos ambientais e atratividade aos usuários do sistema de transporte público e individual.

O presidente do Ippuc e do Concitiba, Cléver de Almeida, lembrou que o prefeito Luciano Ducci está empenhado na redução de impostos para as obras da Linha Azul, que ligará a CIC ao Santa Cândida, compromisso defendido também pelos prefeitos de Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) e recomendado pelo governo federal. Os prefeitos das três cidades estiveram reunidos na semana passada em Curitiba.

“Nosso projeto é estruturante, conforme prioridade definida pela presidente Dilma para a aplicação dos recursos do PAC da Mobilidade. Nossa cidade conta com o projeto básico da Linha Azul, que vem sendo discutido com o governo federal há três anos", afirmou Cléver.

O presidente do Ippuc disse também que o projeto atende aos principais requisitos considerados relevantes para o governo federal, tais como ter relação com os planos Diretor e de Mobilidade Urbana, demanda suficiente, aumento da capacidade de transporte, integração com outros modais e também com a Região Metropolitana de Curitiba.
 
O vereador Paulo Frote, representante da Câmara Municipal junto ao Concitiba, defendeu as ações pelo barateamento das obras do sistema de transporte. “É uma ação fundamental para reduzir o custo das obras. Da mesma forma, no futuro, o sistema tem que ser atrativo aos usuários de forma que não encareça a tarifa”, afirmou.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Paraná (Sincepot), Sérgio Piccinelli, elogiou o projeto da Linha Azul. “Vocês estão muito á frente de Porto Alegre. São Paulo, que já tem experiência na implantação do metrô, está um pouco à frente de Curitiba. Parabenizo a equipe por este projeto”, disse Piccinelli.

Na terça-feira (15), às 16h, o prefeito Luciano Ducci apresentará o projeto da Linha Azul na Câmara Municipal. Também na terça, às 19h, será realizada a audiência pública do licenciamento ambiental da obra de implantação da Linha Azul, no auditório do Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação, na Rua Doutor Faivre, 398.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.