Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 16 de Março de 2011

Prefeitura e Sindicato debatem temas relativos à educação

Especialistas da Secretaria Municipal da Educação debateram com representantes do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) e professores da Rede Municipal de Ensino a pauta apresentada pelo sindicato, negociação que antecede a data-base dos servidores municipais, dia 31 de março.

O encontro foi o primeiro de uma série de reuniões desde a entrega da pauta e definição do calendário estabelecido entre os sindicatos e a Prefeitura e foi realizado na tarde desta segunda-feira (14), na Secretaria de Administração. Foram discutidos 31 itens que constam da pauta apresentada.

Alguns dos assuntos abordados na pauta do sindicato já são atendidos pela Prefeitura. A Secretaria da Educação segue as deliberações do Conselho Estadual de Educação e resoluções do Conselho Federal de Educação.

Durante a reunião, a secretaria anunciou que a primeira Conferência Municipal da Educação, a ser realizada pela Secretaria da Educação e pelo Conselho Municipal, criado em 2010, acontecerá nos próximos meses. A realização da Conferência atende ao item da pauta que pede a criação de foruns de discussão a respeito das questões de educação.

Fizeram parte da pauta outros assuntos que já são tratados pela Prefeitura, como a garantia de compra de material didático-pedagógico para as unidades novas e as demais com recursos da descentralização, período integral em Centros Municipais de Educação Infantil e ainda a construção de uma política pública integrada para o atendimento infantil, em parceria com o Governo do Estado.

Neste último item, as representantes da Secretaria da Educação enfatizaram que esta aproximação entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Educação já começou e reuniões de trabalho para tratar desta parceria acontecerão nos próximos meses.

“Queremos avançar sempre”, garantiu o superintendente da Secretaria do Trabalho e Emprego, Cesar Bassani, que esteve à frente da reunião junto com a superintendente da Secretaria de Recursos Humanos, Lia Nara Paludo.

Bassani enfatizou a necessidade do cumprimento da legislação e normas existentes, além do cuidado com as questões financeiras para que os projetos sejam viabilizados e a importância do que já é feito na área da educação em Curitiba. “Temos o ensino de melhor qualidade no Brasil”, disse Bassani.

“Curitiba tem também o menor índice de evasão entre as capitais”, comemorou a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Maria José Diniz Serenato, durante a reunião. O índice é de 0,1% nos anos iniciais e 1,8% nas séries finais.

Creches – As representantes da Secretaria da Educação reforçaram o compromisso da Prefeitura de expandir a oferta de educação infantil, criando 9.283 vagas nos CMEIs de 2005 a 2012. De 2005 a 2010 foram entregues 22 unidades e até o final do ano serão mais 11. Só neste mês, serão inauguradas três, há nove em construção e 14 em licitação. “A Prefeitura tem dado toda atenção à expansão das vagas na educação infantil”, disse Suely Fischer, diretora do Departamento de Informações Educacionais.

As professoras ligadas ao sindicato também souberam durante o encontro que já existe um Sistema de Gestão Educacional, que reúne informações detalhadas de cada aluno da rede municipal e, neste momento, o mesmo trabalho está sendo feito em relação aos alunos da educação infantil. Todas as crianças estão sendo cadastradas.

Quanto à rediscussão da proposta da educação integral, as especialistas da Secretaria da Educação informaram que um amplo levantamento com base na realidade de cada escola já foi feito em 2010 e, em 2011, será discutido o que poderá ser feito em cada uma das unidades para que os alunos sejam bem atendidos e os professores tenham boas condições de trabalho. As ações propostas deverão ser colocadas em prática em 2012. Em relação à universalização do ensino fundamental de nove anos, isso já ocorre, conforme informaram as representantes da Secretaria da Educação.

A próxima reunião de negociação da pauta dos servidores da Prefeitura acontece nesta quarta-feira (16). O próximo encontro que tratará de temas relativos à educação será dia 21 de março.

Também participaram do encontro representando a Secretaria da Educação a superintendente de Gestão Educacional, Raquel de Lima Simas, a diretora do Departamento de Educação Infantil, Ida Regina Mendonça e a assessora Cecília Veiga de Macedo.

Francisco Nogueira esteve presente em nome da Secretaria de Governo. O sindicato e os professores foram representados pela presidente do Sismmac, Simeri Ribas Calisto, além de Rafael Alencar Furtado, Maria Luciana dos Reis, Maíra Beloto de Camargo e Elenise Cesário da Silva.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.