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Sexta, 18 de Março de 2011

Maleta educativa chega aos CRAS na segunda-feira

A partir da próxima semana, 22 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) vão receber 45 maletas lúdicas, estojo com jogos educativos da Oficina do Pensar e Agir, desenvolvida pela Diretoria de Proteção Social Básica da Fundação de Ação Social (FAS). A maleta educativa será usada nas brinquedotecas, com a proposta de desenvolver habilidades nas crianças, promover a integração, a coletividade e a convivência com o próximo.

Para uso correto dos jogos, cerca de 40 profissionais da FAS, entre educadores e técnicos, participam nesta sexta-feira (18) de uma capacitação, com carga horária total de 40 horas. “O nosso objetivo é ampliar o repertório lúdico do educador e do técnico para utilizar com qualidade os recursos disponíveis nas brinquedotecas dos CRAS”, destacou a presidente da Fundação de Ação Social, Marry Ducci.

Educadora do CRAS Ouro Verde, Dayana Haenisch, 27 anos, é uma das participantes da capacitação. “Me surpreendi ao abrir a mala pela riqueza do material.

Cada jogo tem um contexto e um objetivo que estimula a colaboração entre as pessoas, além de regras e limites”, avaliou Dayana.

Marisa Rossetim, 41, colega de Dayana, trabalha com quatro equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) no CRAS Bom Menino, em Santa Felicidade. “Assim como nós, crianças e adolescentes adoram coisas novas. Esses jogos não se esgotam nunca, sem falar que eles abordam questões muito importantes como, por exemplo, o respeito pelo próximo”, comentou.

A capacitação está sendo ministrada por Maurício Araújo Lima, presidente do Instituto Gerson Sabino, entidade sem fins lucrativos que visa incentivar a utilização de jogos em atividades educacionais e educativas.

“A promoção da convivência é essencial. As duas maletas, cada uma com 11 jogos diferentes, estimulam o gosto pelos jogos, mas também desenvolvem a capacidade de estratégia e planejamento, sempre com o foco na coletividade”, explicou Lima. Os jogos são para no mínimo dois e no máximo sete participantes.

Jogos - Faz parte do conteúdo programático regras e formas de aplicação dos jogos que compõem a maleta da Oficina do Pensar e Agir. Entre os jogos, estão o Speculate, que remete a jogos de dados tradicionais, mas com estratégias; o Jogo da Onça, estratégias indígenas brasileiras, que mostra que o importante é saber lidar com a individualidade e com o coletivo; e o Vikings, jogo precursor do xadrez, que trabalha a antecipação, o posicionamento e a finalização.

Ainda há os jogos de Equilíbrio, Senet, Jogo Real de Ur, Oska, Mehen, Mancala, Arranha-céu e Xo Dou Qi. “Todo o material é muito atrativo e rico em cultura e educação”, comentou a pedagoga Luciana Souza. Há peças em couro, madeira, pedra, metais e texturas.

Projeto - A Oficina do Pensar e Agir propõe uma ação educativa baseada em uma série de jogos de tabuleiro, desenvolvida e sistematizada pela origem em conjunto com um grupo de pesquisadores em educação.

Por meio de atividades lúdicas, esse trabalho possibilita às crianças e aos jovens o desenvolvimento da criatividade, do espírito de parceria e da visão estratégica, a definição de metas e o exercício da competitividade com limites.
 

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