Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 24 de Março de 2011

Radares - Vereadores acompanham na Urbs recepção de imagens

Vereadores de Curitiba e repórteres de quase todos os veículos de comunicação da cidade visitaram na manhã desta quinta-feira (24) a unidade da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, onde é feita a recepção das imagens enviadas pelos radares, equipamentos de fiscalização eletrônica instalados em 119 endereços.

Como sempre acontece, vereadores e repórteres tiveram amplo acesso às instalações e equipamentos, conversaram com funcionários, acompanharam a recepção das imagens e ouviram explicações técnicas dadas pelo gerente da área, Alvacir Mendes, e pela diretora de Trânsito, Rosangela Battistella.

Ao final da visita, que durou duas horas, eles se mostraram satisfeitos com as explicações e destacaram a transparência com que a Urbs vem conduzindo todo o processo. “Como representantes da população, estamos aqui conhecendo o processo em detalhes”, disse o vereador João do Suco, lembrando que na segunda-feira (21) o presidente da Urbs, Marcos Isfer esteve na Câmara para responder a questionamentos feitos pelos vereadores.

Isfer, que fez questão de apresentar aos vereadores todos os diretores da Urbs, entregou ao presidente da Casa um CD contendo o edital de licitação dos radares e o contrato com a empresa Consilux.

Depois da visita desta quinta-feira ao local onde é feita a recepção das imagens, os vereadores também foram convidados pela diretora de Trânsito a visitar outra unidade - a da fiscalização - para conhecer como é feita a validação das imagens e auto de infração a partir delas. Em função do adiantado da hora, os vereadores preferiram marcar uma nova data - a ser definida por eles - para uma nova visita.

Aberta a todos os vereadores, a visita desta quinta-feira foi feitas pelos vereadores João do Suco, Odilon Volkmann, Jair Cezar, Paulo Salamuni, Emerson Prado, Caíque Ferrante, Julieta Reis e Professor Galdino.

Conheça o passo a passo do processo

1 - Um motorista dirige a uma velocidade superior à permitida para a via, cometendo assim uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

2 - Se a infração for cometida quando ele passa por um radar, ele é flagrado pelo equipamento, que registra a infração em imagem criptografada e com numeração seqüencial que o sistema não permite apagar ou alterar.

3 - A imagem é automaticamente enviada para  a Central de Processamento de Imagem localizada na Unidade de Pesquisa e Estatística da Diretran/Urbs.

4 - Na Central, a imagem é convertida automaticamente para acesso ao funcionário que faz uma análise prévia da qualidade da mesma, mediante senha exclusiva gerada pelo sistema.

5 - Este funcionário da Urbs avalia se o grau de nitidez da imagem está de acordo com o exigido pelo Código de Trânsito.

6 - Se a imagem não apresentar a nitidez exigida ela fica no servidor, em arquivo, sendo descartada para efeitos de multa. Se a imagem estiver de acordo com o que exige o Código de Trãnsito ela fica acessível a agente de trânsito, também mediante senha própria e exclusiva.

7 - O agente pode apenas ver a imagem, atestando que se trata de uma infração. Ela então é validada e enviada automaticamente, já como auto de infração, para a Celepar.

8 - Na Celepar é feito o processamento dos autos de infração e em seguida a notificação é enviada pelos Correios para o endereço cadastrado no banco de dados do Detran/PR.

9 - Os servidores que fazem a análise de nitidez e os agentes de trânsito não têm conhecimento do nome do proprietário do veículo que receberá a notificação. Isto é feito na Celepar.

10 - Uma vez recebida a notificação, o motorista infrator terá ainda prazos para apresentação de condutor e defesa prévia.

 

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.