Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 24 de Março de 2011

Mãe Curitibana comemora 12 anos nesta sexta, com evento no Barigui

A Prefeitura de Curitiba vai comemorar nesta sexta-feira (25), no Salão de Atos do parque Barigui, os 12 anos do premiado programa Mãe Curitibana, iniciativa pioneira no Brasil para garantir atendimento completo à gestante do início da gravidez ao pós-parto. A comemoração terá início às 14 horas, com uma homenagem que será feita pelo prefeito Luciano Ducci a representantes das cerca de 200 mil gestantes e bebês atendidos pelo programa no período.

Estarão presentes coordenadores de programas equivalentes ao Mãe Curitibana nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul, da cidade de São Paulo e do governo federal. Durante o encontro, haverá apresentação de resultados e troca de experiências entre os coordenadores dos programas de Curitiba e das demais cidades.

O Mãe Curitibana foi implantado no dia 8 de Março de 1999, Dia Internacional da Mulher. Desde então garante, além de pré-natal, exames complementares e oficinas de educação em saúde específicas, a vinculação de todas as gestantes à maternidade onde terão o bebê desde o início do acompanhamento. E antes da alta hospitalar, mãe e recém-nascido têm suas consultas iniciais marcadas pela maternidade na Unidade de Saúde onde aconteceu o pré-natal, via on line.
 
 Todo esse cuidado resultou na redução da mortalidade infantil de 16,64 por 1000 nascidos vivos em 1998 para 8,97 em 2010 (dado preliminar). Outros resultados a comemorar são a taxa de transmissão vertical do HIV (o vírus ad AIDS, que pode infectar o bebê da mãe soropositiva na hora do parto), que atualmente é de apenas 3,82%, e a gravidez na adolescência, que desceu de 19,8% para 14,2%. O número de mães que fazem sete consultas ou mais de pré-natal é outro dado positivo, pois subiu de 66,4% para 89,6%.
 
 Esse desempenho vem despertando, desde o início da história do programa, o interesse de outras cidades e estados brasileiros. Na cidade de São Paulo, inspirou a Rede de Proteção à Mãe Paulistana e, em Pernambuco, o Mãe Coruja. O Rio Grande do Sul  desenvolveu o Primeira Infância (PIN).

Serviço:

Mãe Curitibana faz 12 anos
Dia 25 de março
A partir das 14h
No Salão de Atos do Parque Barigui

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.