Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 27 de Maio de 2010

População conhece as obras da Fredolin Wolf em reunião pública

O salão da Paróquia São Marcos, no Pilarzinho, ficou lotado na noite desta terça-feira (25), durante a reunião pública feita para que moradores, comerciantes e a população em geral pudessem conhecer como serão feitas as obras na avenida Fredolin Wolf e nas ruas Saturnino Miranda, Domingos Antônio Moro e São Salvador.

As obras, que têm previsão de duração de 12 meses, fazem parte do programa Pró-Cidades (Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano de Curitiba), que tem financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na próxima segunda-feira (31), às 10h, também no salão da Paróquia São Marcos (rua Roberto Gava, 310), o prefeito Luciano Ducci assinará a ordem de serviço para o início dos trabalhos que acontecerão numa extensão de 7,5km e que começarão no dia 1o de junho. A assinatura será durante audiência pública.

O encontro desta terça-feira (25) foi promovido pela Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento, ligada ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e responsável pelo programa e reuniu os que vivem ou trabalham nos bairros de Santa Felicidade, São João e Pilarzinho, que serão diretamente afetados pelo impacto das obras, e os do Taboão e Lamenha Pequena, que também poderão sentir os efeitos das obras. As equipes das Regionais Boa Vista e Santa Felicidade estiveram presentes durante a reunião e deverão informar e auxiliar a população durante as obras.

Além do alargamento da avenida, variável conforme o trecho, será feita nova rede de drenagem, meio-fio, nova capa asfáltica, ciclovias compartilhadas em toda a extensão, rampas de acesso para idosos e pessoas com deficiência, paisagismo, sinalização e novos abrigos para pontos de ônibus.

Vários cruzamentos terão uma faixa adicional para permitir que as conversões à esquerda aconteçam com segurança para motoristas e pedestres. Alguns cruzamentos terão rotatórias que vão melhorar a circulação.

As obras nestas ruas foram divididas em oito trechos, denominados segmentos. Primeiramente, serão feitas as obras de drenagem e pavimentação de cada segmento. Só depois de concluídos estes trabalhos nos oito segmentos, serão executadas as obras complementares, implantação de ciclovia, semáforos, pintura e colocação de placas, além do plantio de 800 árvores.
 
Os trabalhos começarão pelos segmentos 1 e 2, ambos na avenida Fredolin Wolf, mas que não são contínuos. O primeiro fica entre as ruas Edson Campos Matesich e Ari José Valle e o segundo entre as ruas Graziele Wolf e Melchíades Silveira do Valle.

Os dois trechos serão bloqueados totalmente. Os períodos de bloqueio vão variar conforme o andamento dos trabalhos e a possibilidade de risco para a segurança de motoristas, pedestres e operários. Sempre que houver bloqueios, a avenida estará sinalizada com a indicação dos desvios.

Cuidados - Durante a reunião, a pedagoga do Núcleo de Educação e Cidadania da Diretran, Maura Moro, enfatizou a necessidade de cuidado de todos que utilizam estas ruas. "Os pedestres são a parte mais frágil do trânsito, mas todos os atores - motoristas, ciclistas, carrinheiros - precisam ter mais cuidado do que o normal quando temos uma obra desse porte por um período de um ano, como é o caso", disse.

"O objetivo não é proibir a circulação, mas permitir que todos exerçam a cidadania com responsabilidade. Queremos que todos tenham segurança em seus deslocamentos a pé, de carro, de ônibus ou bicicleta", observou ela. Maura destacou ainda a necessidade de atenção a possíveis mudanças nas oito linhas de ônibus que passam pela região, durante o período de obras. Ela informou que eventuais mudanças serão informadas dentro dos ônibus e pelos fiscais da Urbs.
 
Outro alerta que a pedagoga fez diz respeito às crianças. "Para a segurança delas, recomendamos que evitem brincar nas ruas, quando houver obras no trecho. A rua não pode ser usada para brincar", afirmou Maura. Ela destacou a importância da escolha de caminhos alternativos e de paciência de todos durante as obras. "Todos serão beneficiados. Mas todos precisarão colaborar nesta fase para que a cidade fique mais organizada em sua circulação", completou.

A obra da Fredolin Wolf e região é uma antiga solicitação da comunidade. Quando estiver pronto, o conjunto de ruas consolidará uma nova alternativa de acesso rápido entre Santa Felicidade, São João e Pilarzinho, melhorando também os acessos aos parques Tanguá e Tingui e a saída da Ópera de Arame, localizado no bairro Abranches, vizinho ao Pilarzinho.

Representantes das secretarias de Planejamento, Obras Públicas, Ippuc e os vereadores Aldemir Manfron e Paulo Frote também participaram da reunião.

Conheça os 8 segmentos do conjunto da avenida Fredolin Wolf e região que passarão por obras nos próximos 12 meses:

>> Segmento 1 - na Fredolin Wolf, entre as ruas Edson Campos Matesich (próx. Mat. de Construção Taibo) e Ari José Valle (próx. Clube de Futebol Botafogo) - extensão de 480m aproximadamente

>> Segmento 2 - na Fredolin Wolf, entre as ruas Graziele Wolf (curva forte e muro grande de pedra) e Melchíades Silveira do Valle (acesso Parque Tingui) - extensão de 670m aproximadamente

>> Segmento 3 - na Fredolin Wolf, entre segmento 1 (Clube Futebol Botafogo) e o segmento 2 (curva acentuada e muro de pedra) - extensão de 1.187m aproximadamente

>> Segmento 4 - na Fredolin Wolf, entre as ruas Melchíades Silveira do Valle (acesso Parque Tingui) e José Ribeiro de Cristo (próx. Serralheria V&L) - extensão de 1.250m aproximadamente

>> Segmento 5 - na Fredolin Wolf, entre as ruas Francisco Dallalibera (na rotatória do antigo Posto Ventania, hoje Posto Lua Azul) e Edson Campos Matesich (próx. Materiais de Const. Taibo) - extensão de 1.630m aproximadamente

>> Segmento 6 - na Saturnino Miranda, entre a avenida Manoel Ribas (praça com cruzeiro no Rest. Estrela) e a rua Francisco Dallalibera (na rotatória do antigo Posto Ventania, hoje Posto Lua Azul) - extensão de 860m aproximadamente

>> Segmento 7 - na Fredolin Wolf, entre as ruas José Ribeiro de Cristo (próx. Serralheria V&L) e a rua Domingos Antônio Moro (próx. loja de Ferragens Fermatt) - extensão de 580m aproximadamente

>> Segmento 8 - na rua Domingos Antônio Moro (próx. loja de Ferragens Fermatt) e São Salvador (em frente ao depósito da Prefeitura, anexo à Pedreira Paulo Leminski) , entre a avenida Fredolin Wolf e a rua Nilo Peçanha - extensão de 860m

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.