Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 31 de Março de 2011

Feiras de Curitiba viram modelo para outras cidades

As feiras de Curitiba estão servindo de referência para outras administrações municipais. Nesta semana um grupo de feirantes e de técnicos da Prefeitura de Jundiaí, São Paulo, veio à capital paranaense conhecer o modelo de administração de feiras. Em 2010, uma equipe da Prefeitura do Rio de Janeiro esteve em Curitiba com o mesmo objetivo.

A organização das feiras, limpeza, apresentação e disposição e qualidade das mercadorias nas bancas chamou a atenção do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Jundiaí, Jorge Yatim.

“Nossa meta é chegar num patamar de excelência com as feiras daqui, que realmente impressionam pela qualidade e organização”, destacou Yatim. O secretário conheceu as feiras de Curitiba em 2010, e agora voltou acompanhado de feirantes.
O grupo está visitando todos os tipos de feiras. O circuito curitibano conta com 75 pontos de feiras livres, gastronômicas, orgânicas, noturnas e diurnas, envolvendo 302 feirantes e 94 pequenos produtores.

A feirante de Jundiaí Maria Conceição Sales acha que o sucesso das feiras de Curitiba é reflexo direto do entrosamento entre a Secretaria Municipal do Abastecimento e os feirantes. “Essa parceria realmente me chamou a atenção. Não tenho dúvidas de que a chave do sucesso está nisso”, avaliou Maria.

Frios e embutidos - Outro destaque das feiras de Curitiba foram os trailers de frios, um sistema higiênico e prático de comercialização de produtos como queijos, manteigas, embutidos, carnes e peixes. O uso de trailers é uma tendência forte nas feiras de Curitiba, até mesmo como parte do atendimento às normas de vigilância sanitária.

“Nossa função é orientar os feirantes e fazer com que eles cumpram as normas sanitárias, mas os trailers são realmente mérito deles, que buscaram um modelo higiênico e fácil de comercialização”, explica o chefe da Unidade de Feiras de Curitiba, Luiz Augusto Giovannoni Pacheco.

O presidente da Associação das Feirantes de Curitiba, Vitor Mário Alves, afirma que as visitas técnicas que estão acontecendo com mais frequência é resultado do trabalho dos últimos seis anos. “Mostra o excelente trabalho que vem sendo feito, e serve para alimentar a nossa autoestima”, disse Alves.

A organização das feiras em Curitiba começou a ser feita pela administração pública na década de 1940, e em 1960 foram expandidas do centro da cidade para os bairros. Atualmente são comercializadas em média 876 toneladas por mês de frutas, verduras e legumes nas feiras da cidade.

Confira os locais e horários das feiras em Curitiba:

Feiras Livres Noturnas

Feiras de Alimentos Orgânicos

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.