Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 31 de Março de 2011

Saúde em Movimento a partir de segunda, na Boca Maldita

Começa na próxima segunda-feira (4), na Boca Maldita, a Saúde em Movimento – uma semana inteira de atividades oferecidas à população de todas as idades, pela Secretaria Municipal da Saúde, para comemorar duas datas muito importantes: os Dias Mundiais da Atividade Física, na quarta-feira (6), e o da Saúde, na quinta-feira (7). A programação vai até sexta-feira (8), das 9h às 17h, em duas tendas instaladas no local.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, o objetivo é chamar a atenção do público sobre a importância do autocuidado e da prática regular de algum tipo de atividade física para a saúde física e mental.

“A ideia é difundir a filosofia de trabalho das equipes das unidades de saúde e dos Naaps (Núcleos de Apoio em Atenção Primária à Saúde, formados por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e farmacêuticos)”, explica Eliane. Os Naaps promovem atividades de prevenção e promoção de saúde. 

A prática de exercícios físicas em grupos, duas vezes por semana, é um exemplo de iniciativa empregada na rede municipal de saúde para prevenir ou ajudar no controle de doenças crônicas como hipertensão e obesidade e ter mais qualidade de vida. Além disso, são ofertadas oficinas de alimentação saudável, coordenadas por nutricionistas, e aulas da Escola de Postura, por fisioterapeutas, entre outras iniciativas.

Programação - Quem nunca participou do Naaps ou não faz ideia de como eles trabalham, poderá participar das atividades dirigidas que acontecerão durante a semana. Dengue e leptospirose abrirão a Semana Saúde em Movimento, na segunda-feira (4), com mostra de maquetes, réplicas do mosquito vetor da dengue e do rato, causador da leptospirose. Na terça-feira (5) será a vez dos temas trauma dental, aleitamento materno e fisioterapia.

Já na quarta-feira (6), Dia Mundial da Atividade Física, professores de Educação Física ocuparão o palco instalado sob a duas tendas instaladas no local para oferecer 15 minutos de exercícios. As aulas acontecerão a cada hora, a partir das 9h45. 

A quinta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, será dedicada ao uso correto de medicamentos para evitar que os microorganismos se tornem resistentes a eles. Esse é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para 2011. Também terão destaque a importância da lavagem de mãos e o descarte correto de resíduos de medicamentos e produtos de limpeza.

Prevenção do câncer de mama e de colo de útero, controle do tabagismo e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS encerrarão a programação, na sexta-feira (8). Na ocasião também serão compartilhadas com o público as iniciativas oferecidas pela Secretaria Municipal da Saúde para o público adolescente e na área de saúde mental (prevenção e assistência a transtornos mentais e dependência química).

A semana Saúde em Movimento é uma promoção da Coordenação e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Associação Comercial do Paraná, Conselho Regional de Farmácia, além das secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude e do Meio Ambiente e apoio do Conselho de Segurança da Matriz.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.