Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 27 de Maio de 2010

Dia do Desafio: meta é mobilizar 1,2 milhão de pessoas

A Prefeitura de Curitiba quer registrar 1,2 milhão de exercícios feitos pelos curitibanos nesta quarta-feira (26), o Dia do Desafio. A meta é superar a marca do ano passado, que registrou 1,1 milhão de exercícios, ou seja, quase 70% da população praticou 15 minutos de ginástica. "A Prefeitura organizou uma série de atividades para incentivar que as pessoas façam alguma atividade física", afirmou o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, na abertura do evento na Boca Maldita.

Neste ano, Curitiba compete com a cidade de Caracas, capital venezuelana, para saber em qual delas mais pessoas fazem exercícios neste dia. A data marca a campanha mundial de incentivo à prática regular de atividade física em benefício da saúde e bem-estar.

No calçadão de Curitiba, foram preparadas aulas de ginásticas, de dança e de alongamento, além de apresentações de academias de ginásticas e grupos de danças. Também durante todo o dia, atletas, lideranças comunitárias e políticos participam da "A Esteira da Fama", onde as pessoas podem fazer 15 minutos de corrida em pleno centro da cidade.

De acordo com o diretor do Departamento de Lazer da Prefeitura, Sandro Mazalli, vale todo tipo de atividade, como escalada, caminhada, dança, subir escadas, alongamento, entre outros exercícios. A Prefeitura também promoveu sessões de ginásticas em prédios públicos, na Boca Maldita, pedalada noturna e atividades físicas nas Ruas da Cidadania.

Uma dos prédios com atividade física foi o da Procuradoria Geral do Município. Mais de 40 pessoas, participaram da atividade física programada pela Prefeitura. Uma das delas foi o procurador fiscal Valdir Ulbrich. "Esta mobilização é importante para retirar as pessoas do sedentarismo. Faço minhas caminhadas, mas é importante participar destas atividades que ajudam a descontrair e alongar", afirmou. A procuradora Rosa Maria Alves Pedroso, chefe de gabinete da Procuradoria, também aponta o clima de confraternização do Dia do Desafio. "As pessoas se encontram e participam, incorporando o hábito saudável da atividade física", afirmou.

Os guardas municipais também fizeram exercícios no pátio do Departamento Central, ao lado do Passeio Público, e mostraram bom condicionamento físico. "Aqui existe uma academia de musculação disponível para os guardas. Não obrigamos os guardas a fazer exercícios, mas disponibilizamos horários. Faz parte da atividade deles estarem bem condicionados", afirmou o inspetor Wagnelson de Oliveira, coordenador técnico do Centro de Operações da Defesa Social.

O guarda Gilberto da Silva, do Grupo de Operações Especiais (GOE), participa todos os anos do Dia do Desafio. "Fui atleta. Era maratonista e continuo treinando. Hoje participo das corridas de rua da Prefeitura", afirmou. Ele disse que o bom condicionamento físico ajuda no trabalho que realiza na Guarda Municipal. "Facilita o deslocamento e traz um bem estar para desenvolver melhor as atividades no trabalho", definiu.

A supervisora Lourdes Gois foi uma das organizadoras do encontro, para que os guardas fizessem de forma coletiva os exercícios durante o Dia do Desafio. "Participo todos os anos das atividades, mas desta vez conseguimos fazer juntos aqui no pátio", disse.

O dia do Desafio acontece em milhares de cidades ao redor do mundo, em uma promoção da Tafisa - Trim & Fitness International Sport for All Association. Em Curitiba, o Dia do Desafio é organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com a Prefeitura. A data surgiu no Canadá, em 1983, para tirar as pessoas do sedentarismo.

Durante o Dia do Desafio, as cidades participantes competem entre si para ver quem reúne o maior número de pessoas nas atividades. Todas as ações esportivas desenvolvidas na cidade serão monitoradas pelas equipes da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Para registrar as práticas, o Sesc deixará à disposição da população o telefone 0800-643-6690. Cada participante ou grupo que concluir 15 minutos de atividade física deve ligar e registrar seu movimento.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.