Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quarta, 20 de Abril de 2011

Vacinação para idosos, bebês e gestantes começa na segunda

Começa na próxima segunda-feira (25), em todo o Brasil, a 13ª Campanha de Vacinação contra a Gripe. A campanha dessa vez é destinada exclusivamente a três grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde: idosos (60 anos e mais) – que recebem a dose anual desde o final da década de 90 – grávidas em qualquer idade gestacional e bebês entre 6 meses e 23 meses.

A vacina será ofertada até 13 de maio. A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, deverá vacinar 153 mil idosos, 16 mil gestantes e 30 mil crianças de 6 a 23 meses.

Veja os locais e horários de vacinação:

Unidades municipais de saúde – Unidades básicas e de Saúde da Família aplicarão a dose no período normal de funcionamento de cada uma.

- Tenda da Boca Maldita – será um posto de vacinação exclusivo para idosos e gestantes e que estará em funcionamento somente de 25 a 30 de abril, das 9h às 17h. Bebês precisam ser levados às unidades de saúde porque a dose é aplicada na perna, exigindo que o procedimento seja feito em sala exclusiva.

- Centros municipais de urgências médicas (CMUMs) - exclusivamente nos finas de semana da campanha (dias 30 de abril e 1º, 7 e 8 de maio, das 9h às 18h).

- 50 endereços - no dia 30 de abril, data definida pelo Ministério da Saúde como dia nacional de mobilização, a dose será oferecida em 50 pontos da cidade. Entre eles estarão as unidades de saúde Ouvidor Pardinho, Mãe Curitibana e a tenda da Boca Maldita (somente para idosos e gestantes). Os endereços estão disponíveis no site www.curitiba.pr.gov.br e pelo telefone 156.

Público - Idosos, gestantes e bebês na faixa etária indicada devem tomar a dose independente de serem cardíacos, asmáticos, portadores de doenças crônicas (como diabete, hipertensão arterial, insuficiência renal ou hepática) ou, ainda, de terem HIV/Aids ou estarem sob outras situações associadas a baixa imunidade. 

A vacina também é indicada para os idosos, gestantes e bebês na faixa etária indicada que tiverem doenças neurológicas e crônico-degenerativas (como Parkinson, Alzheimer e vítimas de acidente vascular cerebral ou derrame e demência, entre outras).

A diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm, lembra que a única exceção é quem tem alergia grave à proteína do ovo ou a dose anterior da vacina. “Mas isso é muito raro e informado pelos médicos que as acompanham”, observa.

Vantagens - Karin lembra que a vacina é segura, geralmente bem tolerada pelo público e muito eficiente. “Algumas pessoas podem ter gripe depois de vacinadas, mas ela garantirá proteção para a grande maioria”, explica.

Outra vantagem é que a dose raramente desencadeia reações. Quando acontecem, são manifestações leves que desaparecem no máximo em 48 horas. “Os benefícios da vacina são incomparavelmente superiores”, frisa a médica, referindo-se ao inchaço, vermelhidão e dor que podem aparecer em algumas pessoas, na região onde for aplicada a vacina.

Produto - A vacina é injetável e aplicada no braço (caso dos adultos) ou na perna (crianças). Ela é resultado da combinação de três cepas de vírus causadores de gripe e que circulam atualmente no Brasil – Influenza B, Influenza A / H3N2 e A / H1N1. Esse último é o vírus da gripe que se tornou pandemia em 2009 e motivou a campanha realizada no Brasil em 2010. Os vírus que constituem a vacina são inativados (mortos e fracionados) e, por isso, não podem causar gripe.

O imunizante começa a produzir efeito – a imunização do organismo – de dez a quinze dias depois da aplicação. Daí a importância de as campanhas de vacinação acontecerem antes da chegada da estação fria, que costumam concentrar os casos de doenças do aparelho respiratório.

A dose é de aplicação única para idosos e gestantes e dividida em duas meias doses para ao bebês, que deverão retornar às unidades de saúde para completar o esquema vacinal trinta dias depois. Assim, quem tomar a vacina em 25 de abril, deverá retornar em 25 de maio. O procedimento garante maior eficácia da vacina nessa faixa etária, em que o sistema imunológico precisa ser estimulado.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.