Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Segunda, 25 de Abril de 2011

Cai o número de fumantes em Curitiba, informa Vigitel

O percentual de fumantes a partir de 18 anos residentes em Curitiba caiu de 19,3% em 2009 para 17% no ano passado. A queda foi observada entre os homens (de 23% para 18,9%) e também entre as mulheres (de 16,1% para 15,4%), fazendo a capital descer da segunda posição de maior prevalência de fumantes para o quinto lugar.

A conclusão decorre da comparação dos resultados das pesquisas Vigitel 2009 e da última versão (2010), divulgada nesta segunda-feira (18) pelo Ministério da Saúde.

Para o coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, João Alberto Lopes Rodrigues, o resultado reflete o impulso dado às ações de prevenção do tabagismo e atenção às pessoas que querem parar de fumar a partir da vigência da Lei Antifumo, em novembro de 2009.

“Desde então temos aumentado o leque de abordagens de crianças e adolescentes sobre o tema, numa parceria entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação que ganha cada vez mais corpo”, informa Rodrigues.

Nessas abordagens, de cunho lúdico, o objetivo é fazer os jovens refletir sobre o significado desse tipo de dependência na forma de bate-papos, performances e jogos. “A ideia é combater o cigarro, mas fazendo a prevenção entre quem não fuma e ajudando quem já se tornou dependente”, diz.

Para quem fuma, a Secretaria Municipal da Saúde oferece grupos de apoio em 37 unidades de atendimento. Atualmente, 810 pessoas estão sendo atendidas nesses locais. Além de consultas médicas e apoio de profissionais de saúde e de outros fumantes empenhados em deixar o vício, os participantes que precisam recebem medicação e insumos sem custo.

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.