Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sábado, 17 de Abril de 2010

Cresce adesão dos curitibanos à lei antifumo

Menos de 0,5% dos bares, restaurantes e logradouros de uso público inspecionados desde o início da vigência da lei antifumo, há cinco meses, precisaram ser autuados pela Vigilância Sanitária. "Isso mostra a adesão do curitibano à nova lei, que é um instrumento de proteção da saúde coletiva", diz a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas.
 
Nesse período, os fiscais do órgão encontraram irregularidades em 42 locais. Todos tiveram prazo para recorrer e 31 já foram multados. Em alguns foi constatada a presença de pessoas fumando e, em outros, indícios da prática - como existência de cinzeiros ou xepas de cigarro no chão.

"É a demonstração de que a grande maioria dos curitibanos não só aceitou a lei como também a respeita e dá exemplo para outras cidades", comemora o vereador Tico Kuzma, autor da lei.

Além de fiscalizar o cumprimento da lei, a Vigilância tratou de dar continuidade ao trabalho de esclarecimento da população sobre as exigências da lei e as condutas necessárias, iniciado com três meses de antecedência. Para isso, foram promovidas cerca de cem reuniões com representantes setoriais e 46 ações educativas cuja mensagem atingiu cerca de 80 mil pessoas. Em Curitiba, a lei começou a valer dentro das dependências da Prefeitura com 45 dias de antecedência.

Além da população, o Judiciário também está sensível à importância da nova lei. Foram negados cinco pedidos de liminar em mandado de segurança ajuizados por entidades representativas de bares, restaurantes e hotéis contra ela desde o início de sua vigência.

 

Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.