Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Quinta, 12 de Maio de 2011

Qualificação de trabalhadores para a Copa

O secretário municipal do Trabalho, Paulo Bracarense, e dirigentes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Paraná (Fetraconspar) se reuniram, nesta quarta-feira (11), para discutir ações conjuntas de promoção do Trabalho Decente e de qualificação de mão de obra para a Copa do Mundo da FIFA 2014 em Curitiba.

Diante da crescente demanda de trabalhadores no setor da construção civil, Bracarense destacou que a Secretaria do Trabalho está investindo na qualificação. O programa “Próximo Passo” – voltado para beneficiários do Bolsa Família – e o Plano Territorial de Qualificação (Planteq)oferecem cursos específicos para a área de construção civil.

“Somente na Feira do Emprego, realizada no final de abril, oferecemos mais de 1,5 mil vagas de qualificação para o setor. Estamos trabalhando para atender a demanda crescente, que será ainda maior com a aproximação da Copa do Mundo”, explica o secretário.

Bracarense fez referência aos dados estatísticos do setor e também sobre a reunião promovida pela Organização Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), realizada no Rio de Janeiro em março deste ano. O secretário foi o principal palestrante do evento.

O objetivo da campanha é garantir que as obras realizadas para grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, sigam os princípios elementares de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Na definição da OIT, Trabalho Decente é “a atividade adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”.

Já o presidente da Fetraconspar, Geraldo Ramthum, registrou que a Federação é filiada à ICM e participa ativamente dos debates do Trabalho Decente para o setor da Indústria da Construção e Mobiliário.

Calendário - Para finalizar, Bracarense lembrou também do calendário de eventos da secretaria, no qual estão inseridas ações para o primeiro emprego, erradicação do trabalho infantil, emprego verde e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Além de Bracarense e Ramthun, participaram ainda da reunião o superintendente da Secretaria do Trabalho, Cesar Bassani, o secretário executivo da Coordenação Federativa dos Trabalhadores (CFT), Carlos Zimmer, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (Sintracon/PR), Domingos Oliveira Davide e o secretário geral da Fetraconspar, Reinaldim Barboza Pereira.
Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.