Ex.: Guia de Curitiba, Bares, teatros, etc.
Ex.: Hauer, Pinhais, etc.
UF: Municipio:

Sexta, 29 de Julho de 2011

Rotary adere ao programa Mulher Curitibana

O clube de serviço Rotary International é o mais novo parceiro da Secretaria Municipal da Saúde no programa Mulher Curitibana, para detecção do câncer de mama, em mulheres a partir de 50 anos, por meio de mamografia grátis e sem fila oferecida pela rede municipal de saúde.

A parceria foi celebrada na manhã desta sexta-feira (29), durante palestra de sensibilização que reuniu cerca de 300 pessoas no salão de eventos da igreja de São José, no Cajuru. O governador do Distrito 4730 do Rotary, Romualdo Inckot, a coordenadora da ação, Rosilei Antonievcz, e a supervisora do Distrito Sanitário Cajuru, Cleide Oliveira, participaram da solenidade.

“Vamos aproveitar nossa estrutura e a vontade de trabalhar pela sociedade, que caracteriza a comunidade rotariana, pela causa do diagnóstico precoce do câncer de mama. E também difundir as informações entre as mulheres rotarianas”, disse Inckot, referindo-se à doença que é a neoplasia mais frequente e a primeira causa de óbitos em mulheres. Em Curitiba o Rotary está organizado em 30 sedes que reúnem cerca de mil associados. O do Cajuru, por onde está começando a parceria, é o mais novo com 1 ano de funcionamento.

Parceiros - Além de representantes da Fundação de Ação Social (FAS), da Secretaria Municipal da Educação e da Polícia Militar, a primeira reunião para tratar do tema contou com a participação de pessoas que se solidarizaram com a causa por terem passado pela doença.

Foi o caso da taxista aposentada Rachel Tyski, que somente percebeu o quanto não sabia sobre a doença quando recebeu o resultado positivo da biópsia para o tumor encontrado tardiamente na mama esquerda. “Há dez anos eu era analfabeta sobre câncer de mama e tive sorte. Não quero que outras mulheres passem pelo que eu passei por não saber que há meios de diagnosticar a doença cedo e tocar a vida em frente”, disse. “É uma missão que tenho para cumprir, já eu um dia me deram 10% de chance de superar a doença e hoje estou aqui, bem e determinada a ajudar”,  completou Rachel que é voluntária da Rede Humsol, organização não-governamental que atua na área.

As mulheres que detectam o problema com antecedência e recebem assistência médica adequada têm 95% de chance de cura. Das cerca de 42 mil que fizeram o exame no ano passado, 5 mil tiveram foram encaminhadas para atenção especializada.

O rotariano Amadeu Monteiro também fez questão de colocar na camisa o laço rosa que simboliza a causa. Além de achar importante o esclarecimento do público feminino sobre o câncer de mama, ele é um dos raros homens que desenvolveram a doença. “No fundo, o que existe é muito preconceito. Todos precisam estar alertas com a própria saúde e se antecipar às mudanças do corpo que podem estar querendo nos dizer que algo não vai bem”, opinou.

 

Como fazer a mamografia

 

O ponto de partida do Mulher Curitibana, lançado em novembro de 2009, é o convite que a mulher recebe da equipe da Unidade de Saúde mais próxima de casa no dia do seu aniversário ou próximo à data. A intenção é que elas compareçam à sua unidade de saúde na data e horário agendado e iniciem uma avaliação completa e grátis da saúde geral.
 
Na primeira visita à unidade de saúde depois do convite é feita uma avaliação básica de saúde, na qual são levantadas informações gerais das pacientes para cadastro. Quem ainda não tiver feito o preventivo de câncer de colo uterino colhe amostra para exame e sai da unidade com o requerimento para realização da mamografia de rastreamento. 
 
A mamografia de rastreamento é feita quando não existe suspeita de tumor. O exame é feito para investigação e, em muitos casos, acaba detectando anomalias imperceptíveis ao exame visual ou ao tato. Mulheres com menos de 50 anos e que tenham casos na família do lado materno podem e devem fazer o exame também, uma vez que a genética predispõe ao problema. 
 
Prontos os laudos dos exames, elas são informadas sobre o resultado e orientadas. Isso pode significar desde futuras consultas com especialistas (no caso de exames alterados) até prescrições mais simples (como adequação da dieta, prática de atividades físicas e abandono do fumo). Essas mudanças de hábitos que podem mudar substancialmente o estado de saúde e qualidade de vida das pacientes.

Prontuário da mulher - Todos os dados são anotados na Caderneta de Saúde da Mulher Curitibana – um documento alimentado com resultados de exames, vacinas aplicadas, medicamentos usados, problemas de saúde, metas pessoais e até fotografias. Por isso, além de resumo da evolução do estado de saúde de cada mulher, a caderneta é fonte de informações precisas para qualquer profissional de saúde que, no futuro, venha a acompanhá-la. 

A caderneta traz, também, dicas para uma vida equilibrada. Entre elas, informações sobre alimentação saudável, atividades físicas, sexualidade saudável, saúde bucal e mental, males do tabagismo e prevenção da osteoporose.  


Logo Guia de Tudo - Guia de Curitiba e Região Metropolitana.
Ex.: Bares, teatros, academias, etc.
Sugira um cadastro!
Mídias sociais Ícone Twitter Ícone Facebook

© 2010-2011 copyright www.guiadetudo.com.br - O seu Guia de Curitiba e Região Metropolitana. Encontre tudo sobre Comércio, Lazer, Turismo e Serviços.

A reprodução do conteúdo desta página, em meio eletrônico ou impresso, está permitida apenas com a devida citação da fonte.