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Sexta, 5 de Agosto de 2011

Anel Viário prepara infovia para controle de tráfego

Uma infovia – rede subterrânea de conectividade por fibra ótica - está sendo implantada nas obras do Anel Viário Central de Curitiba para o monitoramento inteligente do tráfego na cidade. “Estamos investindo em tecnologia para melhorar o trânsito, o transporte e aprimorar a mobilidade em Curitiba e nas ligações com a Região Metropolitana”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

O trabalho faz parte do processo de implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que integra a matriz de responsabilidade de Curitiba para as obras da Copa do Mundo de 2014. O aparato tecnológico para melhor fluidez e segurança do trânsito, ao longo dos 25 quilômetros de ruas que compõem o Anel Viário, será formado por novos e modernos equipamentos de monitoramento de tráfego, como semáforos auto-reguláveis, câmeras e painéis digitais com informações em tempo real para os motoristas.

Controle - Pelo projeto, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em conjunto com a Urbanização de Curitiba S/A, os equipamentos serão interligados ao novo Centro de Controle Operacional (CCO), gerenciado pela Diretoria de Trânsito (Diretran), possibilitando a gestão inteligente do trânsito.

A rede, que está sendo estruturada junto com as obras de pavimentação e novas calçadas do Anel Viário, conectará ao CCO e ao CTA 18 câmeras e 12 painéis digitais de mensagens variáveis, além de 190 semáforos que funcionarão em tempo controlado. Parte dos equipamentos já foi adquirido e serão implantados assim que a infraestrutura da infovia estiver pronta.

Painéis - Todos os painéis de mensagens variáveis (PMV’s) ficarão em pontos estratégicos, nas proximidades dos estádios da Arena da Baixada, Couto Pereira e Durival Britto, na Avenida Cândido de Abreu, Avenida das Torres e outros locais onde o fluxo de veículos pode ser interrompido ou modificado temporariamente por conta de jogos, manifestações populares e outros eventos.

Os painéis de mensagens variáveis que ficarão instalados ao longo das vias darão informações de trânsito como desvios, bloqueios, caminhos alternativos na região, e mensagens educativas para os motoristas. Além de 12 painéis fixos, a Prefeitura ainda terá cinco painéis móveis principalmente para indicar desvios em caso de obras ou eventos especiais no Anel Viário.

Também será feita a adequação e sincronização dos semáforos para o trânsito fluir melhor. A renovação da rede semafórica do Anel Viário Central será feita por um sistema de controle adaptativo, de regulagem automática, de acordo com as condições de tráfego de cada momento nas vias onde estarão instalados. Com os novos equipamentos, a partir de comandos da central de controle, será possível modificar os tempos de verde e o ciclo semafórico de acordo com a demanda de tráfego detectada automaticamente.

Câmeras de circuito fechado serão outras ferramentas usadas para controle e operação do trânsito no Anel Viário. As imagens captadas das vias serão transmitidas para a CCO, facilitando assim a ação dos Agentes de Trânsito.

Rota identificada - Todo o traçado do Anel Viário será demarcado por tótens com o mapa geral e a localização pontual. ”O Anel Viário fará parte do mapa do Sistema Viário Básico da cidade, como são as vias estruturais, coletoras, enfim. A ideia de demarcar seu circuito é para que as pessoas saibam da sua existência e da sua funcionalidade”, diz o responsável pelo coordenador do projeto do Anel Viário do Ippuc, José Alvaro Twardowski.

As obras do Anel Viário estão sendo feitas pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o governo estadual, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU). No total, serão investidos R$ 36 milhões. Estão sendo feitas a revitalização de 25 quilômetros de ruas que formam um anel poligonal em binário de tráfego nos bairros ao redor do Centro de Curitiba. O objetivo do projeto é melhorar a mobilidade no entorno da região central, evitando o trânsito lento e os conflitos com a maior concentração de ônibus e pedestres.

Pesquisa - Ainda em agosto, o Ippuc fará pesquisa de trânsito em cruzamentos do Anel Viário para coletar as informações que abastecerão o software de programação semafórica. Os dados ajudarão a compor os dados dos programas que irão controlar o tráfego em Curitiba.
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